No sábado (10), Luís Eduardo Falcão completou 100 dias no comando da Prefeitura de Patos de Minas. Em cerimônia na manhã desta segunda-feira (12), no Centro de Convenções do Unipam, Falcão e a vice-prefeita, Sandra Gomes, fizeram um balanço sobre o início do mandato.

“Quero registrar minha satisfação em chegar aos 100 dias, apesar de todas dificuldades, dos desafios, como o da Covid-19”, afirmou Falcão. “Mas eu posso dizer que nossa gestão tem a consciência tranquila de nesses dias ter feito o possível e o impossível para que a cidade tenha uma gestão à sua altura”.

“Jamais imaginávamos passar por essa situação”, acrescentou Sandra Gomes. “Sabemos que estamos passando por um momento que demanda um esforço quase sobrenatural por parte do Poder Executivo junto aos que se encontram na linha de frente. Mas, mesmo com todos os desafios, vejo que a população de nossa cidade vem se mostrando cada vez mais solidária e humana”.

Em vídeo publicado nas redes sociais ainda no sábado, o prefeito já havia comentado sobre as dificuldades impostas pelo novo coronavírus. O combate à doença tem sido o principal desafio enfrentado por sua gestão desde a posse, em janeiro deste ano.

“Nosso primeiro contato com a administração pública municipal tem como marca um desafio sem precedentes: a pandemia de Covid-19”, disse Falcão no vídeo. “Nesses primeiros cem dias, além do trabalho incansável em cuidar da saúde dos patenses, com a ampliação do Hospital de Campanha e a contratação de profissionais da saúde, temos nos empenhado para realizar a vacinação dos grupos prioritários com seriedade e competência”.

Saúde

O Prefeito reclamou da falta de recursos, mas informou que triplicou o número de leitos no Hospital de Campanha e destacou o trabalho de vacinação contra a Covid-19, que segundo ele é um dos mais rápidos do país.

Com relação às denúncias de fura-fila, o prefeito disse que tudo será investigado com rigor e prometeu total transparência durante toda a gestão.

Obras

Com relação às obras realizadas, Falcão destacou a recuperação de 600 quilômetros de estradas rurais e a manutenção das vias públicas com 80% dos buracos tapados.
Com relação às obras em andamento, como a avenida Brasil e a avenida Marabá, Falcão informou que os projetos são executados por empresas terceirizadas e disse que o atraso na avenida Marabá é causado principalmente pela demora da Cemig em fazer a remoção dos postes de iluminação pública que ficaram no meio da via.

Educação

Falcão disse que vai aproveitar que as escolas estão fechadas e promover reformas em pelo menos cinco escolas e construir mais quatro creches, uma na região do bairro Várzea, uma no Sebastião Amorim, uma no bairro Caramuru e outra na região do bairro Laranjeiras.

O prefeito prometeu também doar tablets para os alunos e equipar as salas de aula de computadores para que os professores possam ministrar aulas híbridas.

Economia

O prefeito disse que vai conseguir uma economia de R$ 5 milhões de reais até o final de seu mandato, com ações como a renegociação dos serviços de internet e telefone e com o seguro dos bens da Prefeitura.

Leilão de Veículos

Falcão disse que existem diversos veículos parados no Barracão. Ele afirmou que vai promover um leilão desses bens.

Reforma Administrativa

Questionado sobre a reforma administrativa prometida no início do governo, Falcão disse que as mudanças estão sendo preparadas com apoio de especialistas e disse que o Projeto de Reforma Administração será encaminhado para a apreciação dos vereadores até meados deste ano.