A visita faz parte do processo de licenciamento ambiental do aterro, que está vencido desde o início de 2016.

Fiscais da Fundação Estadual de Meio Ambiente – FEAM – fizeram uma ampla vistoria no Aterro Sanitário de Patos de Minas nessa terça-feira (03). A visita faz parte do processo de licenciamento ambiental do aterro, que está vencido desde o início de 2016. E esta não é a única preocupação que o município deve ter com a destinação do lixo doméstico da cidade.

O Aterro Sanitário de Patos de Minas está próximo de atingir a capacidade máxima. O diretor de meio ambiente, César Caixeta, estima que a vida útil do local destinado a armazenagem dos resíduos dure apenas mais 4 anos. A população urbana de Patos de Minas produz atualmente uma média de 110 toneladas de lixo todos os dias.

Mas mesmo em fase final, o Aterro Sanitário precisa estar licenciado. O processo de legalização está em andamento e a visita dos fiscais é mais uma etapa deste procedimento. Os técnicos que estiveram no local vão utilizar as informações e produzir um laudo apontado se o aterro está adequado para receber o licenciamento ambiental.

César Caixeta explica que se o Aterro Sanitário não for regularizado, o município de Patos de Minas pode sofrer sanções, como por exemplo, multas diárias. A expectativa do diretor de meio ambiente é de que todo o processo de licenciamento do Aterro Sanitário seja concluído até o final deste ano.

Enquanto isso, o Administração Municipal deve se preocupar em conseguir uma nova área para a construção do Aterro Sanitário. Segundo César Caixeta, um terreno nas imediações de onde funciona atualmente o aterro está sendo está sendo analisada. A Prefeitura pretende reaproveitar a balança e a estrutura que já existem no local.