Artistas, agentes culturais e pessoas de diferentes segmentos da sociedade participaram das discussões.
A proposta da Câmara Municipal de Patos de Minas de resgatar a Fenamilho na Praça foi debatida em Audiência Pública realizada na noite dessa segunda-feira (23). Artistas, agentes culturais e pessoas de diferentes segmentos da sociedade participaram das discussões. A intenção dos parlamentares é aprovar um Projeto de Lei que obrigue o município a retomar as atividades de comemoração do aniversário da cidade na Praça da avenida Getúlio Vargas que foram interrompidas este ano.

A Audiência Pública abriu espaço para todos. O servidor Público Paulinho Paiakan se mostrou contrário ao retorno das comemorações do aniversário da cidade na Praça da avenida Getúlio Vargas. Ele reclamou dos danos causados nos jardins. A questão da segurança das pessoas foi ponto debatido durante o encontro. Os gastos do município com realização da festa na praça também foram questionados.

Mas a proposta também teve apoio de muita gente. A servidora pública, Maria Izabel, disse que ficou surpresa ao abrir o Patos Hoje e ler a reportagem que mostrava o empenho dos vereadores para resgatar a Fenamilho na Praça. “Porque aqui em Patos ultimamente só se fala em acabar com as coisas”, afirmou ela. Maria Izabel disse que a Festa na Praça é para as famílias e para a manutenção da cultura local.

Outro que explicitou apoio a proposta de retorno da Fenamilho para a Praça foi o dançarino Jonathan Francis. Ele disse que o palco na Praça do Fórum é o principal espaço para a maioria dos artistas patenses. Jonathan informou que muitos grupos de dança se preparavam o ano inteiro para estarem ali e que alguns interromperam as atividades por não terem mais este espaço.

Diretor do Sindicato dos Produtores Rurais, Adelson Lima, se mostrou preocupado com a segurança das pessoas durante as comemorações na praça da avenida Getúlio Vargas. Adelson destacou também que o Parque de Exposições tem condições de abrigar as mais diferentes manifestações culturais da cidade.

A intenção dos vereadores é resgatar a Fenamilho na Praça, retomando as comemorações do aniversário da cidade que foram interrompidas este ano. A programação seria formada por atrações artísticas e culturais para pessoas de todas as idades, valorizando a cultura e talentos locais, com a apresentação de shows artísticos, lançamento de livros e realização de feiras e divulgação dos produtos de Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha