A quinta-feira (29) foi de muita emoção para a craque de futsal, Vanessa Pereira. De volta a Patos de Minas, sua terra natal, para matar as saudades da família, ela foi até a escola onde passou a infância e, no lugar em que teve os primeiros contatos com a bola, a quadra de esportes, recebeu muitas homenagens.

Vanessa passou a infância literalmente dentro da Escola Estadual Adelaide Maciel em Patos de Minas. O pai dela, o senhor Antônio, era o zelador e a menina aproveitava a quadra para aprimorar o talento com a bola nos pés. Vanessa se destacava entre meninos e meninas e não demorou a se profissionalizar. Vestiu camisas de grandes equipes pelo mundo, foi campeão mundial com a seleção brasileira e eleita três vezes a melhor jogadora de futsal do planeta.

“Uma menina nascida e criada dentro da Escola Adelaide Maciel regressa a sua casa para contar sua história”, anunciou a mestre de cerimônia. Acompanhada do pai, o senhor Antônio, o antigo zelador da escola, e da irmã Keila, Vanessa tirou fotos, distribuiu simpatia e muitos autógrafos aos estudantes.


A homenagem foi marcada pela emoção. Vanessa levou de presente a camisa de uniforme da escola onde tudo começou. “Nossa manhã foi repleta de emoção, ensinamentos e motivação. Uma manhã que ficará marcada em nossa memória e em nossos corações. Nossa escola ama você e sua família! Obrigado pelo momento ímpar dedicado aos nossos alunos e à equipe docente”, escreveu a escola.

Não teve quem não se emocionasse. O senhor Antônio, pai da Vanessa, também teve o seu trabalho reconhecido pela escola. “Parabéns senhor Antônio que com tanta dedicação e zelo cuidou da nossa escola por 14 anos. Um funcionário e pai exemplar, dedicou parte de sua vida a esse educador que é uma benção na vida de tantas crianças e adolescentes”.

Vanessa não vai jogar no Brasil. Ela assinou contrato com a equipe Femminile Molfetta e vai desfilar todo o seu talento nas quadras italianas na próxima temporada. De longe, os amigos e fãs da Escola Adelaide Maciel vão continuar torcendo e aplaudindo.