Os fãs dos eventos astronômicos vão voltar os olhos para o céu no final da tarde deste sábado (14). Isso porque vai acontecer um eclipse solar: eclipse anular em uma estreita faixa do Norte e Nordeste do Brasil e parcial nas demais regiões. Em Patos de Minas e em todo o Alto Paranaíba mineiro, teremos um Eclipse Solar Parcial, com cerca de 55% do Sol coberto pela Lua. Na capital do milho o disco lunar tocará o disco solar por volta das 15h30, com pico do eclipse às 16h47.
O eclipse anular é caracterizado pela dinâmica celeste onde a Lua, localizada entre a Terra e o Sol, está a uma distância que não consegue encobrir o Sol completamente, gerando uma espécie de "anel" luminoso ao redor da Lua. Porém, o observador em Terra deve estar alinhado com a Lua e o Sol, e isso só ocorrerá em uma pequena faixa que percorre o Norte e o Nordeste do Brasil, além de países da América Central e os Estados Unidos.
Já nas demais regiões, a Lua encobrirá somente uma parte do Sol, caracterizando nesses casos um eclipse parcial do Sol. O último eclipse anular que tivemos aqui no Brasil foi em 1995. E o próximo será em 2067. Logicamente, ocorrerão outros eclipses solares totais e anulares, mas não serão vistos daqui do Brasil. Em Patos de Minas, o evento poderá ser visto a partir das 15h30.
O professor Gilberto Dumont destaca que é recomendado, para ver o eclipse, o uso de óculos específicos para esse fim, com um filtro solar especial. Na ausência desse, utilizar vidro de máscara de solda número 14 e certificar de que ele atende às normas ISO, além disso, olhar somente por 20 segundos e "descansar" as vistas.
Ele explicou que a luz solar emite espectros de ondas que não são detectadas pelos nossos olhos e podem causar danos irreversíveis à visão. Nunca usar "chapas de RX" ou óculos de Sol para observar o eclipse. Embora a prática popular no passado de se usar plástico de RX para este tipo de observação fosse muito comum, este material não filtra a radiação solar, podendo causar sérios danos à visão. Além disso, use bonés, protetor solar para pele e beba bastante água, principalmente se estiver com crianças na observação. O Observatório de Astronomia de Patos de Minas fará a cobertura completa deste eclipse de 2023.