A Juíza da 2ª Vara de Execuções Penais do Fórum Olympio Borges, Solange de Borba Reimberg recebeu o título de cidadã patense na tarde desta quinta-feira (15) em Patos de Minas. Ela recebeu o título pelos serviços prestados à sociedade nesses três anos em que esteve na comarca patense. Juntamente com o título, ela comunicou que não mais fará parte do quadro de juízes a partir de janeiro de 2023.

Segundo a magistrada, foi preciso mudar para ficar mais próximo a família que mora no estado de São Paulo. Em Patos de Minas desde outubro de 2019, a juíza foi titular da 2ª Vara Criminal de Execuções Penais e como presidente do foro. Recentemente, ela atuou também como juíza eleitoral nas eleições deste ano.

Enquanto esteve em Patos de Minas, ela também realizou e foi idealizadora de grandes projetos como Justiça na Escola e Rede Patos.


Carreira:

Solange de Borba Reimberg nasceu na cidade de São Paulo – SP, no dia 11 de setembro de 1977, filha de Nilda Iraci de Borba Reimberg e João Dias Reimberg. É casada com Emerson Gonçalves Coelho e não tem filhos. Possui formação inicial em Pedagogia e Direito. Especialização em Direito Empresarial e Pedagogia Social Internacional. Facilitadora de círculos de construção de paz. Formadora pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Certificada pela ENFAM, EJEF e EPM em Justiça Restaurativa. Idealizadora e Coordenadora do Grupo de Articulação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Governador Valadares e Patos de Minas, bem como da REDE PATOS.

Integrante do Grupo de trabalho de implantação da Justiça Restaurativa no Sistema Prisional (TJMG). Coordenadora do Grupo de Articulação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Patos de Minas e REDE PATOS. Integrante do Comitê Municipal de Políticas Penais de Patos de Minas. Integrante do Comitê de Justiça Restaurativa – COMJUR e do Núcleo de Aprimoramento da Justiça de 1ª Instância da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de do Estado de Minas Gerais.

É magistrada do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 2013 e mudou-se para Patos de Minas, em setembro de 2019, para assumir a titularidade do Juizado Especial. Em março de 2020, assumiu a titularidade da 2ª Vara Criminal, de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e de Execução Penal de Patos de Minas. Em julho de 2022, assumiu a Direção do Foro da Comarca de Patos de Minas. Já atuou como Juíza de Direito nas comarcas de São João da Ponte, Inhapim, Frutal e Governador Valadares, bem como foi juíza eleitoral das zonas eleitorais 255º e 128º. Atualmente Juíza Eleitoral da Zona Eleitoral 330º e Diretora do Foro Eleitoral da Comarca de Patos de Minas.