As celebrações do Domingo de Ramos, que normalmente atraem centenas de fiéis para as igrejas católicas de Patos de Minas, este ano, foram realizadas de portas fechadas e sem a presença de público. As missas presenciais foram substituídas por transmissões ao vivo pela internet. A medida foi tomada pela Diocese para evitar aglomeração de pessoas durante a pandemia do Coronavírus.
O Domingo de Ramos relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado pela multidão que erguia folhas de palmeiras para saudá-lo como o filho de Deus. Os ramos que dão nome a essa data eram uma espécie de presente para Jesus, geralmente dado por pessoas humildes. Por isso, as celebrações do Domingo de Ramos são marcadas por procissões e celebrações abertas ao público, ao contrário do que ocorreu neste domingo (05).
Por causa da pandemia do Coronavírus, a Confederação dos Bispos do Brasil recomendou que os fiéis ficassem em casa e colocassem os ramos nas portas para que fossem abençoados à distância. Em Patos de Minas, os católicos atenderam ao pedido da igreja. Eles acompanharam as missas à distância através de transmissões ao vivo realizadas pelas paróquias.
Algumas pessoas até tentaram acompanhar as celebrações, mas encontraram as portas fechadas. A missa presidida pelo bispo diocesano Dom Claudio Nori Sturm pode ser acompanhada em tempo real. Mais cedo, o arcebispo Dom João Bosco Oliver de Faria também fez uma celebração pela internet. Na Paróquia de Santa Terezinha, os padres capuchinhos realizaram a celebração do Domingo de Ramos dos jardins da igreja também com transmissão ao vivo pela internet.
Mesmo que à distância, as missas tiveram boa aceitação dos fiéis, que entenderam o momento em que o mundo está atravessando. E essas iniciativas, com missas sem público e transmitidas ao vivo pela internet devem se tornar cada dia mais comuns. As igrejas evangélicas também têm adotado essa prática.
O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa para os católicos. Os ramos usados na celebração são queimados e as cinzas são usadas na quarta-feira de cinzas do ano seguinte.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]