Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
A diretoria e torcedores do Esporte Clube Mamoré estão preparando uma grande festa para comemorar mais um aniversário do clube. No dia 13 de junho, sexta-feira, o Mamoré completa 65 anos de vida. E este ano, com a conquista do título do Campeonato Mineiro do Módulo II, a torcida esmeraldina tem mais um motivo para comemorar.

A programação das comemorações do aniversário de 65 anos do Esporte Clube Mamoré começam às 9h com a celebração de uma missa no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz. A partir das 9h30, a torcida Independente realiza o Futebol Solidário. A partir das 11h, a diretoria esmeraldina realiza um Bingo Empresarial e logo em seguida será servido almoço.

A entrada no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz é gratuita e os bares estarão abertos para atender os torcedores.

História

O Esporte Clube Mamoré foi fundado em 13 de junho de 1949, dia de Santo Antônio, o padroeiro da cidade. Apelidado de Sapo, por ter o seu estádio construído no brejo em que se transformou a Lagoa que dava nome à cidade, o clube disputou competições amadoras até 1989, quando decidiu se profissionalizar.

As conquistas não demoraram a aparecer. No ano seguinte, o Sapo foi campeão do Campeonato Mineiro da 3ª divisão. Em 1991 nova conquista. O Mamoré conseguiu o título do Campeonato Mineiro da 2ª divisão e o direito de disputar o Campeonato Mineiro da 1ª divisão. Dois anos depois, o Sapo levantou a taça da Super Copa Minas Gerais. O Mamoré ainda foi campeão do interior em 1995 e em 2001 e conquistou o título de campeão mineiro do módulo II em 2000.

Depois de disputar a Copa Sul Minas em 2002, o Mamoré entrou em grave crise financeira e quase teve o seu estádio levado a leilão. A situação só melhorou em 2006 quando um grupo de torcedores decidiu vender o Estádio, pagar as dívidas e construir uma nova arena. Foi assim que surgiu o Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz. A nova estrutura foi inaugurada no aniversário de 60 anos do clube em 2009.

De lá para cá, o Mamoré iniciou uma nova história. O Sapo foi campeão da segunda divisão do mineiro em 2009 sem perder uma única partida. No ano seguinte, a equipe esmeraldina foi vice-campeã do Mineiro do Módulo II, mas teve o direito de disputar o Módulo I retirado por causa de uma punição imposto pela Federação Mineira de Futebol por escalação de jogador irregular.

A mágoa dos torcedores permaneceu por quatro anos, até que no Campeonato Mineiro do Módulo II deste ano, o Mamoré conquistou o título e o direito de voltar à elite do futebol mineiro em 2015. A torcida esmeraldina está entusiasmada e nesta sexta-feira (13) tem motivos de sobra para comemorar o aniversário de 65 anos.

Autor: Maurício Rocha