A prefeita Béia Savassi recebeu em seu gabinete a visita do pró-reitor de graduação da Universidade Federal de Uberlândia, Valdenor Barros de Moraes Filho e do diretor de processos seletivos Gilmar da Cunha Sousa. Eles vieram acertar detalhes da parceria com a Prefeitura para iniciar as atividades em Patos de Minas e se mostraram otimistas com a instalação do Campus na cidade.


“O tamanho da Universidade Federal em Patos de Minas vai depender da demanda da região”. Com estas palavras, o pró-reitor de graduação da UFU iniciou a coletiva com a imprensa na manhã desta segunda-feira (25). Valdenor Barros disse que a Universidade vai iniciar as atividades na cidade com apenas três cursos, mas poderá crescer de acordo com as necessidades apontadas pela comunidade. “A UFU começou em Uberlândia com 5 cursos e hoje são 70”, explicou.


Valdenor frisou que a UFU tem o interesse de crescer, mas que isso vai depender do apoio da comunidade, de investimentos federais e da força política da região para buscar estes investimentos. O pró-reitor lembrou que a instalação de uma Universidade Federal traz inúmeros benefícios, como mais emprego, mais renda, mais investimentos e consequentemente mais desenvolvimento para a região.


Valdenor citou como exemplo a contratação dos professores que vão iniciar as atividades da UFU em Patos de Minas. Ele disse que o concurso está aberto para a contratação de 12 doutores e mestres para trabalhar na cidade com salários de aproximadamente R$ 5 mil. “Eles terão que morar aqui com suas famílias”, frisou. Ao final de quatro anos, o número de mestres e doutores da UFU morando na cidade será de 65.


O pró-reitor voltou a destacar a importância do apoio da comunidade. Ele disse que, neste primeiro momento, a Universidade vai precisar fazer uma parceria forte com a Prefeitura para iniciar as atividades em 2011. A Administração Municipal vai ceder o prédio para as salas de aula, laboratórios e área administrativa e alguns servidores até que o Campus seja construído na região dos 30 Paus.


Vestibular UFU_Patos 2011


Os diretores da UFU se mostraram entusiasmados com o interesse da comunidade pelos três cursos disponibilizados no primeiro momento. “Já temos mais de 400 inscritos, que significa uma média de 5 candidatos por vaga”, destacou o pró-reitor de graduação Valdenor Barros. Ele deu a entender que o curso de Engenharia Eletroeletrônica e de Telecomunicações é o mais procurado. Os outros dois cursos são Biotecnologia e Engenharia de Alimentos.


As inscrições vão até o dia 31 de outubro. As inscrições devem ser realizadas pela internet no site: www.ingresso.ufu.br. O diretor de processos seletivos, Gilmar da Cunha Sousa, disse que todos os procedimentos serão realizados em Patos de Minas. As provas da primeira fase vão acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro em escolas da cidade e as da segunda fase serão realizadas nos dias 16 e 17 de janeiro.


Gilmar lembrou que, para este primeiro vestibular, as notas do Enem não serão exigidas. Parte das vagas será destinada ao Paes - Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior. A instalação definitiva da UFU em Patos de Minas acontece no dia 21 de fevereiro quando acontece o início das aulas.