Em entrevista ao Jornal "O Tempo" de Belo Horizonte, o diretor da indústria de Laticínios Porto Alegre, João Lúcio Barreto Carneiro, afirmou que a empresa vai investir R$ 200 milhões de reais nos próximos anos e confirmou a instalação da unidade em Patos de Minas. A empresa já adquiriu terreno de 60 hectares na região de Santana de Patos para construir a nova indústria.

O Projeto de instalação da indústria em Patos de Minas não é recente. Segundo o ex-prefeito, José Eustáquio Rodrigues Alves, os primeiros contatos da empresa com o município aconteceram em meados de 2018. Segundo ele, a empresa adquiriu o terreno, mas não conseguiu energia elétrica suficiente para implantar a planta.

Assim que assumiu o cargo, o prefeito Luís Eduardo Falcão disse que conversou com os diretores da Laticínios Porto Alegre e que eles confirmaram a intenção de instalar a indústria em Patos de Minas.

"É a maior bacia leiteira de Minas Gerais, e é para fazer produtos diferenciados que a gente já faz nas nossas fábricas. Então nosso objetivo é estar presente em vários locais. Além de ser uma planta de fabricação, também será um centro de distribuição para atender todo o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Distrito Federal e Goiás, então ali é uma porta de entrada para outra região", disse João Lúcio Barreto Carneiro em entrevista ao jornal "O Tempo", publicada neste sábado (17).

O diretor da Laticínios Porto Alegre não estebeleceu prazos, mas destacou que o plano de investimentos é para o período de 2023 a 2026. Atualmente a empresa faz a captação de 1,15 milhões de litros de leite por dia. A meta é alcançar 1,6 milhões a 1,8 milhões de litros de leite por dia.