O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas em 2007 e é comemorado no dia 2 de abril e em Patos de Minas não poderia ser diferente. Várias pessoas se reuniram no estádio Zama Maciel e participaram de muitas atividades em comemoração ao dia. Além disso, teve dança, teatro entre outras oficinas.

De acordo com a Diretora Educacional da APAE, Maria Aparecida, além da comemoração, hoje foi um dia de conscientização. "É muito importante a gente lembrar que as pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista são pessoas que necessitam de um pouco mais de cuidado, mas são absolutamente normais, assim como todos nós ", disse ela.

Ainda segundo ela, essa é uma data importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista sendo fundamental a propagação de informação de qualidade. Entender melhor esse transtorno é chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA.

No estádio Zama Maciel teve muita conscientização e muita diversão. Os presentes puderam acompanhar peças teatrais, atividades físicas e muito mais. Mas o que parecia impossível, aconteceu. Os mascotes da URT e do Mamoré juntos fizeram a festa de todos os presentes. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é também importante para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas para seu desenvolvimento.