Muitos fieis levaram seus cãezinhos de estimação para receber a benção.

Uma celebração na Praça Irmão Sol na manhã deste sábado (04), comemorou o dia de São Francisco em Patos de Minas. O santo protetor dos animais e padroeira da ecologia é também fundador da Ordem franciscana e símbolo do desapego aos bens materiais.

O italiano, Francisco Bernardone era filho de um rico comerciante da cidade italiana de Assis. Durante os primeiros anos de sua juventude, soube aproveitar dos prazeres que o dinheiro oferece. Porém, aos poucos começou a despertar para as diferenças sociais que a riqueza impõe, observando pequenos fatos dentro de sua própria casa e nas batalhas que participava.
Um dia, orando na Capela de São Damião, semidestruída, em um momento de profunda contemplação, ouviu uma voz que parecia sair do crucifixo e que dizia "Vai e reconstrói minha casa!". A partir daí, abraçou a vida religiosa, despojando-se de tudo o que o mundo lhe oferecia, inclusive dos bens materiais de sua família e sua roupa, a qual despiu em praça pública.
E foi em praça pública que a Igreja Católica comemorou o dia de São Francisco em Patos de Minas. Muitos fieis levaram seus cãezinhos de estimação para receber a benção. São Francisco pregou a importância dos animais. Os animais são criação de Deus, assim como os seres humanos, destaca a Igreja.
Autor: Maurício Rocha