A fila dobrou a esquina no Posto de Saúde do Bairro Gunabara.

Todas as unidades de saúde de Patos de Minas foram abertas neste sábado (30) para vacinar a população contra a Gripe e H1N1. E diante da grande quantidade de casos da doença e de mortes em decorrência do vírus, o Dia D da Campanha provocou uma grande corrida aos postos de vacinação. Mas nem todo mundo conseguiu ser imunizado.

Na Unidade Básica de Saúde do bairro Guanabara, a movimentação começou bem cedo. Crianças e idosos se concentraram do lado de fora da unidade. Mesmo com a abertura de duas salas de vacinação, a fila dobrou a esquina. Os funcionários da unidade de saúde tiveram que distribuir senhas para controlar o público.

A vacinação na rede pública e destinada às crianças menores de cinco anos, idosos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, população privada de liberdade e pacientes com doenças crônicas.  Cerca de 33 mil doses da vacina contra a Gripe/H1N1 serão disponibilizadas ao longo da Campanha.

Com a grande procura, no entanto, nem todas as pessoas que foram às unidades de saúde neste sábado conseguiram se vacinar. A quantidade de doses disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde não foi suficiente para atender a demanda. Muitos postos fecharam as portas mais cedo.

A redação do Patos Hoje tentou obter mais informações com o secretário Municipal de saúde, William Nunes, mas não conseguiu contato. A Campanha de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 20 de Maio e a expectativa é de que as doses da vacina voltem a ser disponibilizadas na próxima semana.

Autor: Maurício Rocha