A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou há 12 dias em todo o território nacional. Em Patos de Minas, a meta é imunizar crianças com idade entre 1 ano e 5 anos, público mais suscetível a complicações da doença. O Dia D de mobilização está previsto para este próximo sábado em todos os postos de saúde da cidade. Nós conversamos com a enfermeira do setor de epidemiologia da Prefeitura Municipal, Vanessa Vieira, e ela deu mais detalhes a respeito do dia D.

De acordo com Vanessa, a baixa cobertura vacinal está presente em todo o país e em Patos de Minas não é diferente. A expectativa é de que os pais se motivem e levem seus filhos para serem imunizados mesmo com a Poliomielite erradicada no Brasil a alguns anos. Vanessa explicou que a cobertura está em 4% desde o início da campanha no dia 6 de agosto. Neste próximo sábado, está marcado o dia D da campanha e ela acredita que esse percentual deve aumentar consideravelmente.


Todas as unidades básicas de saúde estarão preparadas para receber a criançada para tomar a vacina e a famosa gotinha. Segundo Vanessa, além das crianças, todas as pessoas que estiverem com cartão vacinal desatualizado podem ir até a unidade e completar o esquema vacinal. As unidades estão preparando também vários atrativos para atrair as crianças como guloseimas e uma carreata com o Zé Gotinha que vai sair da unidade do Sebastião Amorim e percorrer vários locais da cidade.

O Brasil já foi considerado de alto risco de introdução da Poliomielite e, os especialistas orientam que, se a cobertura continuar em baixa, ela pode voltar a atingir crianças que podem sofrer com paralisias e até vir a óbito. As unidades ficam abertas de 08h às 16 no sábado para atender toda a população.