Várias pessoas foram até ao parque municipal do Mocambo na manhã deste sábado (30), para o Dia D da Saúde. Foram ofertados vários atendimentos aos presentes como testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites B e C e também cuidados com a escovação dentária. Além disso, alunos de cursos da área da saúde do Unipam ofertaram atendimentos aos patenses.

Foi uma manhã de muita animação, descontração e cuidados com a saúde. Quem foi ao Parque Municipal do Mocambo pôde conferir como está a saúde e também participar de um momento bem alegre. Os universitários proporcionaram diversas atividades, de música a pintura na face, para divertir os presentes.


De acordo com a Secretária de Saúde, Ana Carolina Caixeta, esse dia D de Saúde foi pensado para ofertar serviços essenciais para a população. Segundo ela, o evento conta com a parceria dos cursos de saúde do Centro Universitário de Patos de Minas.


Quem coordenou os atendimentos foi a professor dos cursos de Medicina e Enfermagem do Unipam, Marilene Rivany. Segundo ela, ações assim aproximam o aluno da população e faz com que eles tenham um olhar mais humanizado no que diz respeito ao cuidado com o paciente. “”Eventos como este são de extrema importância para os alunos. O contato deles com os pacientes, as abordagens, tudo isso irá contribuir para o aprendizado deles enquanto profissionais” disse ela.


A Bruna Carolina de 23 anos está no sétimo período do curso de medicina e disse que a oportunidade de aplicar na prática o que aprendem em sala de aula é muito importante para os acadêmicos. Ela ressaltou as ações sociais e a saúde acessível. “Eu faço parte da liga acadêmica de Medicina de Família e comunidade e é super importante mostrar para a sociedade que a saúde é sim acessível através dos testes rápidos entre outros procedimentos”, disse ela.


Quem também conversou com nossa reportagem foi o aluno do terceiro período de medicina, Carlos Daniel. O jovem de 20 anos disse que além de ajudar a população é uma oportunidade de construir laços. “O médico para ele ser um bom profissional, ele precisa estreitar laços com os pacientes até para que os pacientes tenham uma maior confiança no tratamento”, disse ele. Para a criançada teve pintura facial, distribuição de brindes, balões e muitas brincadeiras.