A festa em louvor à Nossa Senhora da Abadia, no distrito em Andrequicé, em Presidente Olegário é uma das mais tradicionais do país. A edição deste ano é a de número 136. A programação é de 6 a 15 de agosto, mas muitos devotos já começam a se dirigir para a localidade.

Como é tradição, desde o mês de julho, o número de romeiros que vão até o Santuário aumenta nesse período com peregrinação para cumprir promessa ou agradecer alguma graça recebida. O dia da Santa é comemorado em 15 de agosto (feriado municipal).

Desde essa sexta-feira (19), o movimento de romeiros sejam eles a pé, à cavalo, bicicleta, carro de bois ou qualquer outro meio  costuma ser de crescimento no tráfego de veículos e de pessoas, por isso, o Santuário de Nossa Senhora da Abadia e São José de Botas recomenda atenção.

O Santuário pede a compreensão de todos os motoristas com os romeiros pelas estradas e que redobrem a atenção mais ainda, uma vez que todas as estradas de acesso ao povoado de Andrequicé não são pavimentadas. “Andem com atenção, reduza a velocidade ao avistar pessoas, tenham empatia pelo próximo. Que possamos encontrar na sua devoção a força para superar desafios e construir um país justo e solidário”, diz a orientação do Santuário.

Para os romeiros, a orientação sobre a questão da segurança, é caminhar em fila indiana e em sentido contrário ao fluxo de veículos. Durante a noite, sejam utilizados coletes reflexivos ou lanternas, para que a visualização, por parte dos condutores, seja facilitada.


Dicas para evitar queimadas

O Santuário também orienta sobre as queimadas que atingem as matas que ficam próximas à estrada. Os incêndios são comuns nesta época do ano devido ao tempo seco e eles podem causar transtornos como gerar fumaça e calor intenso, acidentes de trânsito e até mesmo vitimar pessoas que transitem nas estradas. Portanto, não fume em locais próximos a vegetações secas; não acenda fogueiras, fogos de artifícios ou balões em locais próximos a vegetações secas. Em caso de incêndios e acidentes basta solicitar o socorro por meio do telefone 193.


Atendimento aos romeiros

São quatro pontos de apoio no “Cricó”, Ponto de Apoio Alto do Rio da Prata (fazenda da Dalva), na estrada entre Varjão e Andrequicé; e outro no povoado de Andrequicé próximo ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia. Os pontos começaram o atendimento que vai até início de agosto durante os finais de semana 24h.

No local, diversos serviços serão oferecidos, como café, leite, pão com molho, caldo de frango. Os pontos oferecerá ainda o serviço de escalda-pés com bacia e água morna para os romeiros descansarem os pés.

O trabalho nos pontos de apoio é feito por voluntários, e profissionais da Saúde dos municípios de Presidente Olegário e Varjão de Minas.


136ª edição da Festa de Nossa Senhora da Abadia

A 136ª edição da Festa de Nossa Senhora da Abadia acontece de 6 à 15 de agosto. Como aconteceu em 2023, será permitido o funcionamento de bares, barracas e boates com música ao vivo é permitido até às 2h da madrugada. A autorização foi possível depois que uma Lei foi aprovada na Câmara e sancionada pelo Executivo Municipal

Fonte: PO Hoje