Desocupado e devolvido pela Universidade Federal de Uberlândia em março deste ano, o Palácio dos Cristais segue fechado e inutilizado. O imóvel localizado em área nobre de Patos de Minas, na esquina da avenida Getúlio Vargas com a rua José de Santana, foi destinado para abrigar a Câmara Municipal, mas a mudança do novo inquilino ainda deverá levar um tempo.
No passado, o Palácio dos Cristais era a sede da Prefeitura de Patos de Minas e da Câmara Municipal, até ser consumido por um incêndio criminoso. A prefeitura se mudou para a sua sede que já estava pronta no bairro Eldorado e a Câmara assumiu de vez a condição de inquilina, uma vez que já alugava espaços para os gabinetes dos vereadores. O Palácio dos Cristais foi reformado com recursos da educação e acabou cedido para a UFU, que estava chegando na cidade.
Desde aquela época, em 2009, a Câmara Municipal já vinha solicitando a doação do Palácio dos Cristais para abrigar a Câmara. Com a construção do Campus da UFU acontecendo, os vereadores voltaram a solicitar a doação do imóvel nessa legislatura.
Este ano, a UFU decidiu devolver o prédio, antes mesmo da conclusão de seu campus próprio na região dos 30 Paus. As atividades foram concentradas no Bloco Alfa, no Campus do Unipam.
O Palácio dos Cristais foi devolvido em março deste ano e desde então está à disposição da Câmara Municipal de Patos de Minas. A mudança poderá gerar uma economia de R$ 50 mil por mês com aluguel, mas ela não deve acontecer de imediato. Em nota enviada à redação do Patos Hoje, assessoria de imprensa da Câmara informou que o prédio ainda deverá passar por adequações.
“A Câmara Municipal utilizará os serviços de empresa já licitada pela Prefeitura Municipal para adequações iniciais na estrutura do Palácio dos Cristais, gerando, assim, uma economia aos cofres públicos municipais. Nesse sentido, destacamos que a empresa vencedora da licitação da Prefeitura, sediada em Brasília – DF, encontra-se em fase de análise documental pelo Executivo Municipal e, posteriormente, de assinatura do contrato e publicação. Após os citados trâmites legais, será gerada uma ordem de serviço para início das adequações no prédio do Palácio dos Cristais”, informou.
Segundo a Câmara, as adequações no prédio serão realizadas para comportar, inicialmente, os gabinetes parlamentares e os setores administrativos. “Todas as mudanças seguirão as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural – CONDEPAHC, de modo a preservar o patrimônio e a somar para utilização adequada do espaço”, destacou. O Palácio é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.
Além das adequações no Palácio dos Cristais, a Câmara também pretende construir um anexo nos fundos do prédio, que comportará o estacionamento, os gabinetes dos vereadores e o Plenário. A obra será feita em etapas e, neste momento, está em fase de planejamento para realização da licitação.
A data para a mudança não informada. Enquanto isso, a Câmara Municipal seguirá desembolsando R$ 50 mil por mês com pagamento de aluguel.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]