O descarte irregular de um caixão em uma caçamba de entulhos causou revolta na noite dessa segunda-feira (14) em Rio Paranaíba. Um vídeo divulgado em grupos de WhatsApp e enviado para as redações de jornais mostra que um caixão, ainda em bom estado, foi jogado de forma irregular em uma caçamba na porta do Cemitério Municipal.

Segundo informações, o fato aconteceu na última sexta-feira (11), porém, só foi divulgado nas redes sociais nessa segunda-feira (14). No vídeo, o morador mostra a urna dentro da caçamba ainda em boas condições.
A Polícia Militar foi acionada, mas o comandante do destacamento na cidade disse que os policiais foram chamados, porém não houve o registro do boletim de ocorrência. Ele conta que assim que chegaram no local, a caçamba já havia sido retirada.

O Secretário de transporte e obras do município, Elismar Pereira Campos, informou que o caixão já havia sido utilizado há vários anos, porém, só agora que ele foi para o descarte. O responsável pela pasta ainda ressalta que o serviço foi feito de forma inadequada pelo coveiro que é novato no trabalho.

Elismar destacou que ele orientou o servidor a fazer o descarte correto da urna a partir de agora e que assim que ficaram sabendo do fato, solicitaram a retirada imediata da caçamba. O descarte correto dos restos de caixões que são retirados dos túmulos é feito quebrando a urna e enterrando em uma das áreas de descarte do município.

O secretário salientou que ainda que após seis anos, os familiares podem solicitar que o túmulo seja aberto para enterrar outro ente e, assim, os restos mortais de quem estava sepultado é colocado num recipiente e deixado dentro do túmulo.

Fonte: Paranaíba Agora