A deputada estadual Lud Falcão (PODE) anunciou nessa quinta-feira (06) a criação da Frente Parlamentar Comércio, Serviços e Empreendedorismo, que será oficialmente lançada em Belo Horizonte, em 8 de agosto. O Sebrae-MG, a Federação dos Clubes de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) e o Clube de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) apoiam a iniciativa. Na Assembleia Legislativa, 42 parlamentares assinaram o requerimento para criação da frente. Ludimila Falcão anunciou a criação da frente em Lagoa Grande, no Noroeste de Minas, durante seminário de desenvolvimento econômico promovido pela prefeitura e entidades empresariais do município para debater as potencialidades econômicas da cidade.

“Desde minha posse, atuo na disseminação da cultura do empreendedorismo e na apresentação de projetos de lei e iniciativas que incentivem os setores de serviços, o comércio e as micro e pequenas empresas. Considero a criação da Frente Parlamentar Comércio, Serviços e Empreendedorismo uma das ações mais importantes do meu mandato. Cabe ao Parlamento trabalhar para a consolidação das políticas públicas voltadas a estes segmentos e este é o propósito da criação da frente”, disse Lud Falcão. Ela fez o anúncio durante palestra para lideranças empresariais e políticas de Lagoa Grande, no Noroeste de Minas, durante seminário de desenvolvimento econômico da cidade, organizado pelas autoridades locais.

Entre as propostas que a frente parlamentar busca implementar estão a simplificação da burocracia, revisão da carga tributária, adoção de políticas de incentivo, integração entre setor público e produtivo, participação da iniciativa privada nas decisões governamentais e ampliação de concessões e parcerias. “Meu otimismo com a criação da frente parlamentar é muito grande. Conto com o apoio do Sebrae, da Federação dos Clubes de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) e do Clube de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte e com o suporte de meus colegas de mandato. O requerimento para a criação da frente teve 42 assinaturas, número significativo, importante para encaminhamento e aprovação de projetos que facilitem as atividades desses segmentos”, afirmou Ludimila Falcão.

Lud Falcão ressaltou a participação cada vez maior do comércio, serviços e empreendedorismo em Minas e citou dados recentes sobre a expansão dessas atividades econômicas no estado. Segundo a Pesquisa Mensal de Empregos do IBGE divulgada em maio, o setor de serviços em Minas cresceu 7.3% em março, em comparação com março do ano passado. No acumulado do ano, a taxa de crescimento é de 10,8%. Quanto ao empreendedorismo, o número de microempreendedores individuais cresceu 45% de 2020 a 2023, passando de 1,2 milhão para 1,6 milhão. O empreendedorismo hoje responde por 63,8% do total de empresas do estado.

“Estes dados não são apenas um exercício matemático. Eles retratam o tamanho do desafio que temos para criar e consolidar um ambiente cada vez mais amigável e favorável ao desenvolvimento socioeconômico de Minas, com base no estabelecimento de políticas menos burocráticas, mais eficientes e menos onerosas para comércio, serviços e empreendedores. Assumi este compromisso na campanha e o ratifico diariamente. A criação da Frente Parlamentar Comércio, Serviços e Empreendedorismo chega para tornar minha atuação política mais abrangente e eficiente, com o respaldo dos grandes parceiros que me apoiam nesta tarefa”, concluiu Lud Falcão.

Fonte: Ascom Deputada Lud Falcão