A beleza dos Ipês chamam a atenção de quem passa pelo local.
A época mais seca do ano é também o período em que os Ipês aproveitam para mostrar toda a sua beleza e exuberância. Em Patos de Minas, eles têm mudado a paisagem. Os Ipês Brancos são os últimos a florirem e, atualmente, podem ser vistos em diferentes pontos da cidade. Esses que aparecem nas fotos estão no pátio da Escola Estadual Abílio Caixeta.

Símbolo do Cerrado Mineiro, os Ipês estão presentes em grande número nesta região do Estado. O Ipê Amarelo é o mais frequente, mas é possível encontrar também o Ipê Roxo, o Rosa e o Branco. A espécie é adequada para diferentes tipos de locais. O Branco e o Amarelo servem para calçadas e quintais e o Rosa e o Roxo podem ser usados em praças, parques e canteiros centrais.

A floração dos Ipês ocorre entre junho e outubro. As primeiras árvores a florir são os Ipês Roxos, em seguida aparecem os Ipês Amarelos, entre julho e agosto, é quando começa a florada dos Ipês Rosas. Os Ipês Brancos são os últimos a florirem. As árvores no Pátio da Escola Abílio Caixeta chamam a atenção.

Florescendo no final do inverno, os Ipês sofrem a influência do tempo. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade de flores. O jeito mais fácil de apreciar a florada do Ipê, no entanto, é na fotografia. Elas não duram mais do que dois dias e ocorrem uma única vez por ano.

Autor: Maurício Rocha