Até o final de 2011, todo o sistema de radiocomunicação das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e unidades prisionais da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) deverá dispor de tecnologia digital. Na prática, isso significa uma resposta mais ágil no atendimento à população, mais segurança na transmissão de informações e maior possibilidade de operações bem-sucedidas. O anúncio oficial foi feito nesta sexta-feira (10) pelo secretário de Estado de Defesa Social, Maurício de Oliveira Campos Júnior, durante entrevista coletiva, em Belo Horizonte. A aquisição dos equipamentos e instalação terão um investimento de cerca de R$ 215 milhões, já previstos no orçamento do Estado.
A expectativa do diretor de Tecnologia e Sistemas da Polícia Militar, coronel José Anísio Moura, é que a primeira parte da verba – R$ 55 milhões – seja aplicada ainda este ano. A mudança de tecnologia inclui tanto rádios das viaturas quanto rádios portáteis, e será gradativa. A primeira parte do Estado beneficiada será a Região Metropolitana de Belo Horizonte, seguida pelas cidades de até 100 mil habitantes; na seqüência virão as cidades localizadas no chamado Cinturão de Segurança (que fazem fronteira com outros estados) e, por último, os municípios restantes.
O secretário Campos Júnior ressaltou que a iniciativa é um marco importante da modernização do sistema de defesa social, na medida em que repercute diretamente na qualidade dos serviços prestados pelas corporações e, por tabela, na vida do cidadão comum.
Atualmente, a Polícia Militar dispõe de 12 mil rádios analógicos e, até o final do processo, deverá ter 20 mil rádios digitais. Outros seis mil aparelhos serão adquiridos para uso do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e sistema prisional.
O secretário de Defesa Social ressaltou ainda que o novo sistema dará mais segurança às comunicações policiais, por ser encriptado. Na prática, isso significa a possibilidade de mudança de código de segurança de hora em hora. Além disso, o radiocomunicador digital é troncalizado, ou seja, possui a capacidade de criar, dentro de uma faixa de freqüência disponível, uma que esteja livre. Não há necessidade de esperar uma pessoa terminar de falar para enviar a sua mensagem. “Esta tecnologia não permite uma interceptação indevida, tornando menos vulnerável o sistema de defesa social,” frisou.
Depois de resultado ruim em pesquisa, Governo divulga investimento para as policias de Minas
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10) pelo secretário de Estado de Defesa Social, Maurício de Oliveira Campos Júnior
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 17/12/2025
- em Cidade
Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências
- (19)
- COMPARTILHAR
- 17/12/2025
- em Policiais
Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa
- (6)
- COMPARTILHAR
- 17/12/2025
- em Cidade
Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população
- (27)
- COMPARTILHAR
- 17/12/2025
- em Matéria publicitária
Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026
- (0)
- COMPARTILHAR
- 17/12/2025
- em Cidade
Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados
- (8)
- COMPARTILHAR
- 16/12/2025
- em Cidade
Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água
- (159)
- COMPARTILHAR
- 17/12/2025
- em Regionais
Homem furta celular em loja de São Gotardo e acaba preso quando seguia para Dores do Indaiá
- (0)
- COMPARTILHAR
- 16/12/2025
- em Regionais
Motorista patense morre em grave acidente com carreta na MG-188, em Coromandel
- (45)
- COMPARTILHAR
- 16/12/2025
- em Regionais
MP denuncia ex-prefeito de Tiros por nomear servidor sem escolaridade exigida por lei
- (9)
- COMPARTILHAR
- 16/12/2025
- em Regionais
Homem que enviava cartas e tentou beijar garota à força, além de outros atos, é preso em Lagoa Grande
- (3)
- COMPARTILHAR
- 16/12/2025
- em Regionais
Homem é levado para o Hospital Regional em estado grave após ser esfaqueado em Cruzeiro da Fortaleza
- (5)
- COMPARTILHAR
- 17/12/2025
- em Gerais
Câmara aprova redução de benefícios fiscais; projeto vai ao Senado
- (0)
- COMPARTILHAR
- 17/12/2025
- em Gerais
Em última reunião ministerial, Lula diz que 2026 será o ano da verdade
- (0)
- COMPARTILHAR
- 16/12/2025
- em Gerais
Desembargador é preso por operação que mirou em presidente da Alerj
- (1)
- COMPARTILHAR