O Centro Universitário de Patos de Minas abriu as portas do Campus da Rua Major Gote na manhã deste sábado (29) para milhares de estudantes do ensino médio. É o Observatório Unipam que é realizado todos os anos para auxiliar os estudantes que ainda não decidiram qual curso superior irão cursar a partir do ano que vem. Depois de dois anos sendo realizado de forma online, o Observatório Unipam voltou com tudo e, além de dar uma amostra dos cursos, também distribuiu brindes.

De acordo com o Reitor do Unipam, Henrique Miranda, foram mais de 100 ônibus de várias cidades da região. O Unipam recebeu alunos de Presidente Olegário, Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa, São Gotardo, Matutina, Várzea da Palma, Montes Claros e muitos outras cidades. De acordo com Henrique, quem faz o Observatório são os alunos que se dedicam para mostrar o que há de melhor em seus cursos. Questionado a respeito da volta presencial, Henrique disse que estava morrendo de saudade.

Os alunos dos mais de 30 cursos do Unipam fizeram uma verdadeira festa durante toda a manhã. Teve touro mecânico, tratores, jogos, brindes, balões e muito mais. Quem ficou impressionada com a estrutura e principalmente com os cursos de comunicação social foi a aluna de Monstra Claros, Letícia Oliveira. Ela ainda está no primeiro ano do ensino médio, mas disse que já se sente uma comunicadora. Ela foi recebida pelos alunos de Publicidade e Propaganda. Uilton Júnior é aluno e contou tudo o que foi preparado pelo curso para receber os visitantes. A coordenadora Regina Macedo também falou com a gente e disse que ficou bastante feliz com o número de inscrições para visitar o curso.


Os cursos mais visitados foram Medicina e Direito. De acordo com os alunos Victor e Brenda do curso de Direito, todos os anos centenas de pessoas passam pelas oficinas que são preparadas. Ela disse que o curso deixa tudo pronto para que os alunos se sintam a vontade para perguntar, se informar e se decidir em fazer o curso. Victor disse ainda que quando fala no curso de direito, as pessoas só pensam em advocacia, mas não é bem assim, o leque de opções da profissão é muito amplo.

A mostra de cursos e profissões do Unipam também teve muita animação, fanfarras e até uma boate improvisada pelos estudantes de Sistemas de Informação. Depois de conhecer as novidades do Observatório, os estudantes participaram de sorteio de brindes e foram convidados a se inscrever no Vestibular 2023 do Unipam. O edital foi lançado e as inscrições já estão abertas.