O Departamento de Psicologia da Faculdade Patos de Minas (FPM) recebeu, este mês, a visita do Conselho Regional de Psicologia do Estado de Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Subsede do Triângulo. Os representantes do órgão vieram trazer os serviços da autarquia aos psicólogos do município e do entorno. O encontro aconteceu no Centro de Eventos (Campus Shopping – 3° andar, Sala I) e contou com a participação do Conselheiro do XIII Plenário, Ataualpa Maciel Sampaio, (e também professor titular do DPGPSI/FPM) e da Técnica de Orientação e Fiscalização, Marcela Maria Borges Leite.

O encontro contou com a participação dos alunos concluintes do Curso de Graduação em Psicologia, concluintes de 2011 que coloram grau no dia 26 de Janeiro. Estiveram presentes também alunos do 7° período de Psicologia que concluem o curso neste ano de 2012 e a secretária do Departamento de Psicologia Lúcia Helena dos Santos que no ato representou o diretor do Departamento de Psicologia Prof. Junior Antoniassi.

Durante o encontro os participantes abordaram temas mais relevantes, como função e a importância do CRP-MG, alterações no Código de Ética, Resoluções e comunicados de eventos regionais e nacionais. Na ocasião a autarquia ofereceu todos os serviços administrativos como: inscrição, solicitação de transferência, inscrição secundária, cancelamento, alteração de endereço, troca de CIP provisória para à permanente, solicitação de segunda via de carteira, solicitação de nada consta e solicitação de prorrogação de carteira provisória.

Para o Diretor do DPGPSI Prof. Antoniassi tal evento demonstra aos alunos, docentes e toda a sociedade civil a credibilidade do Curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas, junto aos órgãos reguladores da profissão do Psicólogo. Para o diretor, um dos grandes objetivos do Departamento de Psicologia da FPM é estar sempre próximo do CRP/MG e CFP, podendo contribuir com as diretrizes de formação profissional respeitando as regulamentações dispostas no Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC) e a prática profissional disposta pelo Conselho Federal de Psicologia.

“É de extrema relevância para a sociedade perceber que uma universidade encontra-se em comum diálogo com o conselho de classe, tendo assim, sempre participações e representatividade. Prova deste, é que no ano de 2011 na abertura da IV Semana de Estudos de Psicologia, promovida pelo DPGPSI e DEP (Diretório Estudantil de Psicologia), contou com a participação de CRP/MG, na ocasião sendo divulgada em todo Estado de Minas Gerais. Tais ações e parcerias alavancam não somente a qualidade do Curso de Psicologia da FPM, mas também desponta Patos de Minas como cidade que obtém um dos melhores cursos do Brasil em Psicologia”, ressaltou Antoniassi.

O diretor do DPGPSI lembrou também o Reconhecimento do Curso no MEC por meio de portaria do Diário Oficial da União, com conceito 4. Conceito este de universidades públicas e/ou superior a algumas públicas. “O sucesso é de todos os alunos e familiares, professores, diretores, secretários e demais funcionários da IES, principalmente da Direção Geral que sempre esteve presente ao lado das propostas implantadas pelo DPGPSI”, concluiu.

A Técnica de Orientação e Fiscalização, Marcela Maria Borges Leite, disse que o CRP sempre esta a disposição da sociedade para prestar serviços. “Caminhar de mãos dadas com as instituições de ensino superior qualifica ainda mais as ações e dignifica o debate do currículo de formação”, salientou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FPM