A Delta Engenharia havia sido sublocada para tomar com da iluminação. ( Foto: Arquivo Patos Hoje ).

A Delta Engenharia não é mais responsável pelo serviço de manutenção da iluminação pública em Patos de Minas. A empresa patense, que havia assinado um contrato de sublocação com a empreiteira vencedora da licitação, foi obrigada a deixar o serviço depois de reclamar do atendimento à população.

Desde o início deste ano, o serviço de manutenção da iluminação pública que era feito pela CEMIG passou a ser de responsabilidade das prefeituras. Em Patos de Minas, a Administração Municipal realizou uma licitação e contratou a vencedora Remo Engenharia de Belo Horizonte. Para cuidar de 25 mil pontos de iluminação, a empresa vai receber R$ 1.127.870,76 por ano.

Sem sede em Patos de Minas, a Remo subcontratou a Delta Engenharia para realizar o serviço. Segundo a empresa, o contrato assinado atende a legislação vigente. Mas de uma hora para outra, a Administração Municipal passou a pressionar a empreiteira vencedora da licitação para assumir o serviço, substituindo a Delta Engenharia.

A diretoria da Delta alega que a medida foi tomada em retaliação ao comportamento da empresa que reclama do atendimento que era destinado à população. Segundo a Delta, o call center  com o  0800 347477 disponibilizado para a população não funciona. Segundo a empresa, todos os reparos feitos no período foram por conta própria, já que o serviço de atendimento não repassa a demanda da população.

Ao reclamar do call center, que também é feito por uma empresa terceirizada, a Delta teria sido boicotada dentro da Prefeitura, sendo obrigada a deixar o serviço. Hoje a própria Remo Engenharia é que está cuidando da iluminação pública em Patos de Minas.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal emitiu a seguinte nota: "A Prefeitura de Patos de Minas esclarece que não houve qualquer tipo de retaliação por parte da Administração Municipal quanto à subcontratação da empresa Delta Engenharia. A empresa Remo Engenharia é que será responsável pela execução total do contrato.

Esclarece ainda, que o serviço de “call center”  está funcionando normalmente no horário administrativo, e que também disponibiliza no site oficial da Prefeitura Municipal (www.patosdeminas.mg.gov.br), no link Portal do Cidadão, vários serviços à população, tais como limpeza pública, lote sujo, poda de árvores, sinalização e tapa-buraco."

Matéria atualizada às 17h28 desta quarta-feira (10)

Autor: Maurício Rocha