Acontece, entre os dias 25 e 27 de novembro, em Belo Horizonte, a V Conferência Estadual de Saúde Mental de Minas Gerais, na qual oito delegados eleitos vão representar o município de Patos de Minas e a Região Noroeste do Estado. A delegação é composta pela presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas, Fátima Gomes, e outros sete delegadas e delegados. O segmento Usuários é representado por Ana Paula de Vasconcelos Porto, Dayane Cândida de Jesus e Maria Aparecida Santos Trindade; os Trabalhadores da Saúde contam com Benon Rogério de Oliveira e Regina Aparecida Cardoso como seus mandatários; por fim, o grupo Gestor/Prestador é constituído por Alexandra Fernandes Sieira e Márcia Pombo Galvino.

A missão da delegação é defender as propostas votadas como prioritárias na Conferência Municipal de Saúde Mental de Patos de Minas, que aconteceu dia 07 de abril de 2022. Além disso, o grupo também vai participar dos debates com representantes de outras cidades e regiões, objetivando o fortalecimento da luta pelo cuidado em liberdade e da Rede de Assistência Psicossocial. “Vamos reivindicar um financiamento adequado para a Saúde Mental, que garante a ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas e CAPS Transtorno Mental, além da implantação do CAPS Infanto Juvenil (CAPSi), de Unidades de Acolhimento e de Residências Terapêuticas”, afirma Fátima Gomes. “Dessa maneira, poderemos oferecer uma assistência digna aos usuários e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS)”, completa a presidente do Conselho Municipal de Patos de Minas.

Conferência Municipal de Saúde Mental de Patos de Minas

Pela primeira vez em sua história, o município do Noroeste do Estado realizou, no dia 07 de abril de 2022, uma Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento teve como tema "A Saúde Mental como Direito: pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia de Cuidado Psicossocial no SUS”. Com ampla participação de usuários do SUS, profissionais, servidores do município e diversos atores que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial, o encontro foi pioneiro. Na ocasião, todos estavam em busca de propostas e soluções para um atendimento e tratamento humanizados, gratuitos e em liberdade.

Programação

A Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais será aberta na tarde desta sexta-feira (25) e vai até domingo (27). Após a solenidade de abertura, haverá palestra com Roberto Tykanori – psiquiatra e ex-coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde e debate e aprovação de propostas. No final do encontro acontece a eleição dos delegados estaduais que vão representar Minas nas discussões nacionais.