João Carlos recebeu a medalha do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves.

Para qualquer ser humano, correr 10 quilômetros é um tremendo desafio. E para quem não tem os movimentos das pernas a tarefa beira ao impossível, mas não foi o que aconteceu. Com a ajuda de uma pessoa especial, João Carlos superou todo o percurso e muitos obstáculos que surgiram durante o caminho. Para se ter uma ideia, uma das rodinhas da cadeira se quebrou durante o trajeto.

Clóvis Rodrigues foi as pernas do jovem João Carlos de 18 anos. Sabendo das dificuldades, ele até pensava que não conseguiria, mas veio a superação. O corredor contou que foi ajudado por uma junção de energias e acabou ultrapassando os próprios limites. “A rodinha da frente se quebrou no asfalto ruim. A cadeira para basquetebol também não era apropriada para a corrida,” disse Clóvis.

No entanto, durante o trajeto recebeu o apoio das centenas de pessoas que acompanharam os atletas e disse ter recebido um carinho especial. “Inúmeros atletas se prontificaram a ajudar João Carlos. A vibração das pessoas também fez toda a diferença”, contou. O jovem que nunca havia participado de uma corrida ficou emocionado e já mostrou que pretende voltar a participar da disputa.

A dupla não chegou nos primeiros lugares, como já se era de esperar, mas percorreu os 10 quilômetros em 53 minutos o que surpreendeu a todos. “Além do problema na rodinha, nós paramos para hidratação e até para fazer fotos”, disse Clóvis. Na chegada, uma festa para a dupla. Os outros atletas o ajudaram a subir no pódio e um parabéns foi cantado para João Carlos. “Ele faz aniversário no próximo dia 25”, disse.

A história de João Carlos surpreende. Geralmente, ele só saía de casa para o hospital e, a partir da corrida, conseguiu conhecer um pouco mais de Patos de Minas. Recebendo a medalha do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, o novo atleta já perguntou quando seria a próxima competição. Clóvis destacou que será importante que ele consiga uma cadeira apropriada para corrida.