A população de Patos de Minas e região deve se preparar para uma sequência de dias com tempo instável e chuva frequente entre esta segunda (02) e a quarta-feira (04). O cenário é influenciado pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um sistema meteorológico típico do verão que canaliza umidade da Amazônia para o Sudeste, resultando em céu predominantemente encoberto e precipitações persistentes.
Segundo a Previsão do Tempo, emitida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, toda a região do Triângulo Mineiro, onde Patos de Minas está localizada, enfrentará os maiores volumes de chuva do estado nos próximos dias.
Nesta segunda-feira (02), o dia será marcado por chuva persistente, com poucas aberturas de sol. Os acumulados podem ultrapassar os 80 mm na região. As instabilidades podem vir acompanhadas de rajadas de vento de até 70 km/h e queda ocasional de granizo. As temperaturas variam entre mínimas de 17°C a 23°C e máximas de 24°C a 31°C.
Na terça-feira (03), a ZCAS mantém o tempo instável, com chuva frequente e céu encoberto. Os volumes na região devem variar entre 15 mm e 30 mm. O risco de eventos adversos permanece alto devido à saturação do solo. Rajadas de vento de até 70 km/h e granizo continuam sendo possibilidades, principalmente durante a tarde. As máximas não devem ultrapassar os 26°C.
Na quarta-feira (04), a influência da ZCAS persiste, com previsão de tempestades isoladas. Os acumulados de chuva para o Triângulo Mineiro, incluindo Patos de Minas, devem ficar entre 15 mm e 40 mm. A sequência de dias chuvosos aumenta a atenção para potenciais transtornos.
A Defesa Civil alertou que a persistência das chuvas sobre um solo já encharcado eleva significativamente os riscos de alagamentos em áreas urbanas; enxurradas e elevação rápida do nível de rios e córregos; e deslizamentos de terra, especialmente em áreas de encosta.
A Defesa Civil orientou a população a evitar transitar ou estacionar veículos em vias sujeitas a alagamentos, não cruzar pontes ou vau com córregos transbordando e ficar atenta a qualquer sinal de movimentação de terra em morros. Moradores de áreas de risco devem seguir as orientações das autoridades locais.
Com a previsão de tempo severo, recomenda-se que a população fique atenta aos boletins oficiais e adote medidas de precaução até que o sistema ZCAS perca intensidade sobre a região. Veja a previsão na íntegra!
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]