No último dia do curso foi implantada na Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, uma fossa séptica biodigestora.
No mês de setembro o curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) colaborou com a Emater – MG na qualificação de técnicos da empresa. O curso, organizado pela Coordenadora Técnica Regional, Leni Alves de Sousa teve como objetivo propiciar aos técnicos discussões e conhecimentos sobre saneamento rural.

O professor Adalberto Vieira e o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Tiago Santos ministraram palestras sobre Resíduos Sólidos em propriedades rurais e Saneamento Rural através de Fossas Sépticas.

No último dia do curso foi implantada na Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, uma fossa séptica biodigestora para tratamento sanitário, modelo desenvolvido pela EMBRAPA. O projeto contou com as orientações técnicas do professor Edmundo de Moura Estevão.

Estiveram presentes e auxiliando, o professor Paulo Eduardo, o funcionário Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, Geraldo Caetano e o estagiário e aluno do curso de Agronomia Almiro Luis Soares.

Segundo o professor Tiago Santos, a implantação desta alternativa de tratamento servirá como modelo para produtores rurais que queiram conhecer ou implantar tal tecnologia. “A eficiência da fossa séptica será acompanhada por alunos do curso, através de parâmetros analisados nos laboratórios do UNIPAM. Os resultados serão disponibilizados à EMATER-MG”, explicou o professor.

Ele comentou ainda que através desse trabalho espera-se potencializar o bom trabalho feito pela EMATER-MG na região através da parceria entre o curso de Engenharia Ambiental do UNIPAM e a EMATER-MG.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam