O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´Anna, e o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão, se reúnem, na próxima quinta-feira (22.11), com as lideranças policiais da 10ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), sediada em Patos de Minas, para discutir estratégias para o enfrentamento da criminalidade na região. O objetivo é realizar um diagnóstico regionalizado dos índices de homicídios e crimes violentos das 24 cidades que compõem a Risp, com estabelecimento de estratégias e metas objetivas de combate. O encontro será realizado no Buffet Decorfest.
Patos de Minas é a décima primeira cidade do interior do Estado a receber a cúpula da Defesa Social, que até final do ano, irá se reunir com todos os comandantes das regiões da Polícia Militar e chefes de departamentos regionais da Polícia Civil nas 18 Risps do Estado. Nas três Risps da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a dinâmica já foi iniciada, houve redução de 25% dos homicídios entre os meses de abril e julho deste ano.
A nova metodologia das reuniões do Igesp (Integração da Gestão em Segurança Pública) e do Comitê Interinstitucional de Monitoramento dos Crimes Violentos foi anunciada pelo secretário Rômulo Ferraz em maio, no lançamento do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência. Além das reuniões regionalizadas nas Risps do interior, o novo formato da metodologia prevê a realização do Igesp Temático de Proteção Pública, voltado para o acompanhamento das metas definidas no ano para o Corpo de Bombeiros. As reuniões da cúpula da Defesa Social contam também com o envolvimento da Justiça e do Ministério Público.
Igesp
A Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp) é um modelo de organização e gestão do trabalho policial para integrar ações e informações de segurança. Iniciada de forma pioneira em Minas Gerais em 2003, a metodologia foi um dos fatores responsáveis pela redução de quase 50% dos índices de criminalidade no Estado nos últimos anos. O Igesp contempla áreas de atuação, procedimentos, metodologias e delimitação de territórios geográficos comuns, em níveis operacionais, táticos e estratégicos.
O secretário de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Márcio Martins Sant´Ana e o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão vão atender a imprensa às 16h30.
Fonte: Agência Minas
Foto:
Ilustração
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]