Por ser período de férias escolares, julho é um dos meses mais procurados pelos turistas para descansarem em outras cidades. Porém, antes e durante a viagem é preciso tomar alguns cuidados para não ter que trocar a estadia em um hotel, por um hospital.

Márcia Regina Cortez, Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, recomenda às pessoas a se imunizarem antes de viajar. “É fundamental avaliar o cartão de vacina, de acordo com a faixa etária. Para isso, o ideal é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para verificar e atualizar as doses necessárias, de acordo com o destino.

Todas as vacinas em atraso devem ser tomadas, com destaque para a febre amarela, tétano, hepatite B, sarampo, rubéola e poliomielite”, explica. Entretanto, ela ressalta que para uma maior segurança, é importante que as doses sejam tomadas com o mínimo de dez dias de antecedência.

Em Patos de Minas, essas vacinas são encontradas em qualquer Unidade Básica de Saúde, os antigos Postos de Saúde. Quem tiver com a vacinação atrasada basta se apresentar ao posto mais próximo de sua casa durante o dia para se imunizar.