O Cruzeiro contou com boa inspiração no segundo tempo e goleou o Uberaba, por 5 x 0, na noite desta quarta-feira, no Mineirão. O triunfo no jogo adiado da quinta rodada deixa o time celeste com igual número de partidas ao dos principais concorrentes e na liderança isolada do Campeonato Mineiro, com 18 pontos ganhos.
A equipe celeste ultrapassou Ipatinga e Democrata-GV, que agora dividem a vice-liderança com 16 pontos ganhos. O Tupi ocupa a quarta colocação, com 12.


Como já se configurava durante a semana, Adilson Batista levou força máxima a campo nesta quarta-feira. Thiago Heleno ganhou a vaga de Gil e formou zaga com o capitão Leonardo Silva. Já Pedro Ken e Roger ocuparam as vagas do lesionado Elicarlos e de Gilberto no meio-campo e Eliandro substituiu Kléber, poupado.
O volante Fabinho estava cotado para entrar no meio-campo, mas acabou cortado devido a uma forte gripe. O lateral-direito Marcos completou o banco de reservas celeste.


A primeira etapa terminou em 1 x 0, gol de Eliandro. Thiago Ribeiro (2), Bernardo e Anderson Lessa fecharam o placar no segundo tempo.
A equipe celeste voltará a campo no domingo, para enfrentar o Tupi, em Juiz de Fora, às 16h, pela oitava rodada do Estadual.



O jogo


O Cruzeiro começou o jogo a todo vapor, contra uma equipe que optou por se resguardar nos minutos iniciais. Com Pedro Ken e Thiago Ribeiro, o lado direito foi o principal campo de ação da equipe celeste na primeira etapa. Logo aos 3 min, Jonathan arriscou de fora da área, e bola desviou e exigiu uma boa defesa do goleiro Fernando.
Só o Cruzeiro atacou nos primeiros dez minutos de bola rolando. Mas, contra uma defesa que congestionou a área, as cobranças de escanteio foram se sucedendo. O Uberaba só deixou o campo de defesa por volta dos 13 min, e chegou a incomodar a defesa celeste.
O Cruzeiro voltou a chegar com perigo aos 15 min, quando Jonathan cruzou da direita e Thiago Ribeiro cabeceou com perigo. Fábio fez a primeira defesa três minutos depois, para agarrar firme a bola chutada por Douglas dentro da área.


O jogo começava a ficar equilibrado quando o Cruzeiro abriu vantagem. Aos 22 min, Roger aproveitou a falha da defesa, dominou dentro da área e cruzou na medida para Eliandro cabecear, com estilo, para fazer 1 x 0.
O gol deu tranqüilidade ao time celeste, que diminuiu bastante o ritmo. O segundo gol poderia ter saído aos 30 min, quando Pedro Ken recebeu de Thiago Ribeiro e foi derrubado por Valtinho na área. Roger cobrou o pênalti, mas acabou chutando para fora.


Antes do apito final, o goleiro Fábio trabalhou bem em lance que o Uberaba mostrou sua principal dificuldade no campo de ataque: escapar do impedimento. Fabiano cruzou da intermediária e Douglas cabeceou com perigo, porém estava adiantado.


Na segunda etapa, o Cruzeiro manteve a postura e fez valer a superioridade técnica. Aos 14 min, Adilson Batista fez a primeira substituição, colocando Bernardo no lugar de Roger.
O garoto mostrou serviço e marcou o segundo gol aos 22 min, depois que Henrique tentou acionar Eliandro e Balduíno tocou a bola. Bernardo apareceu na área para driblar o goleiro e tocar para o fundo da rede. Na sequência, Kieza entrou no lugar de Eliandro.


O Cruzeiro deslanchou e não demorou a golear. Aos 24 min, Thiago Ribeiro cobrou falta e contou com a ajuda dos colegas para fazer 3 x 0. Uma barreira de atletas celestes atrapalhou a visão de Fernando e abriu caminho para o atacante na hora do chute. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro. Dois minutos depois, Anderson Lessa substituiu Pedro Ken.


O lance mais bonito do jogo aconteceu aos 31 min. Thiago Ribeiro apareceu pela direita, cortou para o bico da grande área e, quando o passe para Jonathan era o óbvio, encheu o pé direito e acertou o ângulo direito de Fernando, para marcar um golaço.
O placar foi fechado dois minutos adiante. Bernardo cruzou da direita, Lessa se aproveitou da falha de Fernando e Rodrigão para concluir a contagem em 5 x 0.


CRUZEIRO 5 X 0 UBERABA


Motivo: quinta rodada do Campeonato Mineiro
Data: 03/03/2010 (quarta-feira)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte - MG
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG)
Público: 2.415 pagantes
Renda: R$ 29.312,50
Gols: Eliandro, aos 22 min do primeiro tempo; Bernardo, aos 22 min, Thiago Ribeiro, aos 24 min e aos 31 min, e Anderson Lessa, aos 33 min do segundo tempo
Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Thiago Heleno e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Pedro Ken (Anderson Lessa) e Roger (Bernardo); Thiago Ribeiro e Eliandro (Kieza)
Técnico: Adilson Batista
Uberaba
Fernando; Ivonaldo, Rodrigão, Rogério e Fabiano; Balduíno, Valtinho (Danilo), Gustavo e Rafael Ipuã (Thiago Marin); Douglas e Dinei
Técnico: Marcos Birigui
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Diego Renan e Henrique (Cruzeiro); Valtinho e Douglas (Uberaba)
Cartão vermelho: Dinei (Uberaba)
(Esse material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem citar o Site Oficial do Cruzeiro como a fonte da informação).