Em noite de bom futebol, especialmente no primeiro tempo, o Cruzeiro venceu o Nacional-URU, por 3 x 1, nesta quinta-feira, e largou à frente no confronto das oitavas de final da Copa Santander Libertadores. Foi uma jornada especialmente inspirada do atacante Thiago Ribeiro, que marcou os três gols celestes, todos na etapa inicial.
Como fez dois gols de vantagem, a Raposa passará adiante até com derrota por um tento de diferença no jogo de volta, na próxima quarta-feira, em Montevidéu. O placar de 2 x 0 a favor dos uruguaios eliminará o time celeste. Se o Cruzeiro marcar duas ou mais vezes no campo adversário, o Nacional precisará fazer três gols a mais para jogar as quartas de final.
Pela primeira vez na temporada, o Cruzeiro entrou em campo com o time imaginado como o titular desde o início do ano. A numeração fixa da Libertadores seria a tradicional de 1 a 11, não fosse o atacante Kleber, que veste a 25 no torneio internacional.
O Gladiador voltou à equipe após duas partidas ausente devido a uma lesão muscular. Já o volante Fabrício retomou o lugar na equipe em lugar de Fabinho, que ficou fora dos treinos de segunda e terça-feira em razão de cansaço muscular e ficou fora da partida.
O Cruzeiro terá seis dias de preparação até o jogo de volta. Os atletas se reapresentam na Toca da Raposa II na tarde de sexta-feira e iniciam a preparação para encarar o Nacional.
O jogo
O Cruzeiro entrou em campo disposto a decidir e fez um primeiro tempo impecável. Soube dominar o adversário, foi superior durante os 45 minutos e eliminou qualquer tentativa de contra-ataque que ameaçasse a meta de Fábio. O Nacional abusou da truculência nas divididas, com a conivência do árbitro Héctor Baldassi, mas não intimidou o time celeste.
Antes que qualquer clima de apreensão pudesse dominar o estádio, o Cruzeiro abriu o placar. Aos 6 min, Diego Renan dominou a bola no campo de defesa e acertou um lançamento de 50 metros para Thiago Ribeiro, que invadiu a área e tocou por entre as pernas de Muñoz para fazer 1 x 0 e explodir o Mineirão pela primeira vez.
O Cruzeiro foi inteligente e a troca constante de posição entre os atacantes deixou Thiago Ribeiro à vontade para decidir. O camisa 11 cumpriu com perfeição o papel de elemento surpresa dentro da área, nos momentos em que Kleber recuava para armar o jogo.
Foi o que aconteceu aos 21 min, quando o Gladiador tocou a Fabrício, que levantou a bola da intermediária. O zagueiro Lembo não achou nada e Thiago Ribeiro apareceu livre para cabecear no canto direito de Muñoz e fazer 2 x 0.
Para se ter noção do domínio que o Cruzeiro exercia, Fábio trabalhou pela primeira vez aos 25 min, quando defendeu sem dificuldade a bola cabeceada pelo zagueiro Coates na área.
Implacável, o time celeste envolveu o Nacional novamente na jogada do terceiro gol. Gil tocou a Jonathan, que avançou e deu a Henrique. O camisa 8 driblou um defensor e acertou belo lançamento para Thiago Ribeiro amortecer com a cabeça e encher o pé na entrada da área. O Cruzeiro fazia 3 x 0 aos 41 min de bola rolando.
O segundo tempo começou diferente. Com o volante Elicarlos no lugar de Fabrício, o time celeste não apresentou a mesma concentração e o Nacional se lançou ao ataque.
Aos 4 min, Fábio fez grande defesa em chute à queima-roupa de Vera. No minuto seguinte, não teve jeito. A bola foi levantada na área, Regueiro deu um leve empurrão em Elicarlos, dominou e chutou no canto esquerdo de Fábio. O placar passava a apontar 3 x 1.
Aos poucos, o Cruzeiro se reencontrou em campo e voltou a jogar melhor que o adversário. O Nacional, por sua vez, parecia achar que a derrota por dois gols não era tão ruim. Prova disso foi a entrada do zagueiro Godoy na vaga do armador Angel Morales, aos 23 min. O antídoto de Adilson Batista foi lançar o atacante Guerrón no lugar de Gilberto, aos 30 min.
O time celeste chegou a ameaçar a meta do Nacional, especialmente em chutes fortes de longa distância, mas parou em Muñoz. Foi o que ocorreu com Thiago Ribeiro, aos 32 min, e Elicarlos, aos 40 min. Sem mais chances, o placar de 3 x 1 foi mantido até o apito final.
CRUZEIRO 3 X 1 NACIONAL-URU
Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa Santander Libertadores
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Data: 29/04/2010 (quinta-feira)
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG)
Público: 32.254 pagantes
Renda: R$ 759.000,00
Gols: Thiago Ribeiro, aos 6 min, aos 21 min e aos 41 min do primeiro tempo; Regueiro, aos 5 min do segundo tempo
Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício (Elicarlos), Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto (Guerrón); Thiago Ribeiro e Kleber
Técnico: Adilson Batista
Nacional-URU
Muñoz; González, Lembo, Coates e Núnez; Oscar Morales (Pereyra), Ferro, Calzada e Ángel Morales (Godoy); Varela (Vera) e Regueiro
Técnico: Eduardo Acevedo
Cruzeiro faz 3 x 1 no Nacional-URU, no Mineirão, e conquista boa vantagem para Montevidéu
Em noite de bom futebol, especialmente no primeiro tempo, o Cruzeiro venceu o Nacional-URU, por 3 x 1.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
[[totalComentarios]] COMENTÁRIOS
[[ totalComentarios ]] COMENTÁRIO
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros.
O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou
que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento,
mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!
Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.
Últimas
NOTÍCIAS
- 17/08/2026
- em Política
Cleitinho lidera a corrida ao governo de Minas em Patos de Minas; Lud Falcão tem 55% para deputado estadual
- (23)
- COMPARTILHAR
- 17/08/2026
- em Policiais
Homem furta pit bull, é descoberto, mas se nega a devolver o animal em Patos de Minas
- (5)
- COMPARTILHAR
- 17/08/2026
- em Esportes
Flávio Alves retorna à diretoria executiva da URT e diz que clube está perto de fechar com o novo técnico
- (8)
- COMPARTILHAR
- 17/08/2026
- em Policiais
Jovem é preso por tráfico de drogas após PM encontrar crack e cocaína em imóvel no Alto dos Caiçaras
- (1)
- COMPARTILHAR
- 17/08/2026
- em Policiais
Polícia apreende R$ 4 mil em notas falsas durante abordagem a motorista em Patos de Minas
- (0)
- COMPARTILHAR
- 17/08/2026
- em Cidade
Últimos dias para garantir participação no Reload Patos de Minas; veja a programação
- (0)
- COMPARTILHAR
- 16/08/2026
- em Regionais
Incêndio destrói barracas de ambulantes, atinge construção e deixa rastro de destruição em Romaria
- (99)
- COMPARTILHAR
- 15/08/2026
- em Regionais
Bombeiros fazem buscas por homem desaparecido próximo ao trevo de entrada de Lagoa Formosa
- (1)
- COMPARTILHAR
- 13/08/2026
- em Regionais
Hospital que demitiu técnica de enfermagem porque ela não apoiou o prefeito é condenado em MG
- (24)
- COMPARTILHAR
- 12/08/2026
- em Regionais
Misterioso desaparecimento de jovem mobiliza uma cidade; vídeo mostra ele sendo arrastado
- (39)
- COMPARTILHAR
- 12/08/2026
- em Regionais
Detento de 29 anos é assassinado dentro de cela na penitenciária de Patrocínio
- (39)
- COMPARTILHAR
- 17/08/2026
- em Gerais
Presidente do TSE defende urna eletrônica em reunião com embaixadores
- (0)
- COMPARTILHAR
- 17/08/2026
- em Gerais
Discord suspende lives para atender medidas determinadas pela ANPD
- (0)
- COMPARTILHAR
- 17/08/2026
- em Gerais
Mercado mantém estáveis projeções para inflação, juros, PIB e dólar
- (0)
- COMPARTILHAR
- 17/08/2026
- em Gerais
Anvisa aprova novas canetas de semaglutida, incluindo a 1ª genérica
- (0)
- COMPARTILHAR
- 17/08/2026
- em Gerais
COP17 começa na Mongólia com foco em seca, terra e financiamento
- (0)
- COMPARTILHAR
- 13/08/2026
- em Gerais
Conab estima safra de grãos de 360,8 milhões de toneladas em 2025/26
- (1)
- COMPARTILHAR
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]