O número de colocados no mercado de trabalho por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) cresceu 56,95% em todo o Estado nos sete primeiros meses do ano comparado ao mesmo período do ano anterior. O número de colocados de janeiro a julho deste ano foi de 59.306, enquanto nos sete primeiros meses de 2007 foi de 37.787. O crescimento foi registrado nos 93 postos do Sine de Minas.

Os dados se mostraram positivos não somente nas colocações. A pesquisa ainda aponta que em 2007, foram ofertadas 61.363 vagas nos meses de janeiro a julho. Em 2008, este número saltou para 97.885, um crescimento de 59,52%. O número de inscritos e de encaminhados também cresceu 32,62% e 50,47%, respectivamente, nos sete primeiros meses do ano.

O Sine é um serviço gratuito que visa melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno do trabalhador ao mercado de trabalho. Em Minas Gerais, os postos de atendimento são coordenados pela Sedese, por meio da Subsecretaria de Trabalho, Emprego e Renda. Além de intermediar mão-de-obra, o Sine encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende o trabalhador solicitante do seguro-desemprego, incentiva a geração de emprego e renda e disponibiliza informações sobre mercado, por meio de palestras e cursos de competências básicas para o trabalho.