Idosos e pessoas com deficiência (PCD) já podem emitir a versão digital da credencial de estacionamento exclusivo por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A credencial deixou de ser municipal e agora é válida em todo território nacional. Quem fez a emissão da credencial municipal pode continuar utilizando até a data de validade.

Desde o dia 25 de outubro, a credencial para estacionamento exclusivo para idosos ou pessoas com deficiência passou a ser nacional, por decisão da Secretaria Nacional de Trânsito. O Patos Hoje conversou com a secretária de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Patos de Minas, Ana Paula Morais, sobre os impactos dessa mudança.

A secretária explicou que quem tem a credencial emitida em Patos de Minas, aquela que exige a identificação externa no veículo, pode continuar utilizado desde que esteja dentro da data de validade, porém essa credencial só é válida em Patos de Minas. Aqueles que já tem a credencial e que viajam para outras cidades é recomendado fazer o credenciamento digital.


As principais mudanças é que a nova credencial não tem a exigência de ser impressa e exibida no painel do veículo, é válida em todo território nacional e é vitalícia. Para solicitar a credencial basta acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, logo após, na aba “condutor”, acessar a opção” “credencial de estacionamento” e fazer a solicitação.

A credencial só poderá ser vinculada a um único veículo, que pode ser alterado a qualquer momento. Caso o passageiro seja idoso ou PCD, a credencial deve ser solicitada por meio do portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/home .

A fiscalização será feita pelos agentes de trânsito e policias por meio de um aplicativo que verifica, pela placa, se existe uma credencial válida. A infração para quem estaciona neste local, sem credencial, é gravíssima, com o valor de R$293,47, sete pontos na carteira e remoção do veículo.