O crescimento de uma cratera enorme tem preocupado moradores do bairro Laranjeiras, em Patos de Minas. A erosão está prestes a atingir a pavimentação da av. Angra dos Reis e ameaça duas empresas localizadas ao lado. O local foi inclusive sinalizado pela Secretária Municipal de Trânsito, para os motoristas não trafegarem próximo.
Imagens aéreas mostram a dimensão da erosão. Além de estar quase atingindo a pavimentação, a cratera está ameaçando um imóvel e uma empresa, localizados ao lado do local. Devido aos riscos para os usuários da via, a SETTRAM sinalizou a avenida impedindo a circulação dos veículos na metade da via, ao lado da cratera.
O Patos Hoje foi até o local e conversou com moradores que demonstraram preocupação com a situação. Guilherme afirmou que a erosão começou a se formar há décadas, devido às fortes correntezas que descem de outros bairros para a av. Angra dos Reis. O morador acredita que a cratera tenha mais de 10 metros de profundidade.
Antônio, pai de Guilherme, mora na rua São Geraldo e afirmou que as fortes correntezas não apenas estão causando prejuízos na av. Angra dos Reis. Segundo o morador, as bocas de lobos, existentes na rua São Geraldo e que desaguam na av. Angra dos Reis, não são suficientes e as enxurradas danificam calçadas e invadem moradias, com frequência.
A Defesa Civil foi até a cratera e realizou uma vistoria, no dia 13 de novembro de 2024. No dia, a cratera estava a cerca de três metros para chegar na via pública, o que demonstra que a situação se agravou nos últimos três meses. A Defesa Civil apontou que a rede de drenagem na via “não possui emissário de lançamento de água pluvial com planejamento adequado, manutenção e/ou estrutura de dissipadores de energia”, o que provocou o aumento da erosão.
No laudo, a Defesa Civil havia alertado para a resolução o mais rápido possível. “Será necessário fazer um projeto de lançamento de água pluvial para esta rede de drenagem, com planejamento adequado, com manutenção e dissipador de energia”.
O Patos Hoje entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas que se pronunciou por meio da seguinte nota:
“A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Planejamento, está desenvolvendo o projeto de drenagem pluvial necessário para solucionar o problema. O projeto contemplará o direcionamento adequado das águas pluviais até o ponto de desaguamento.
Assim que as condições climáticas permitirem, a Secretaria de Obras dará início à execução das intervenções, com o objetivo de resolver a situação de forma definitiva. Enquanto isso, medidas preventivas foram adotadas para garantir a segurança no local, incluindo sinalização com placas e faixas. ”
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]