A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada nesta quarta-feira (04) para atender a uma denúncia de corte e podas de árvores em praça pública de Patos de Minas. As galhas e os troncos cortados ficaram espalhados pelo local. A informação é de que os cortes foram feitos sem autorização da Prefeitura.

O volume de galhos cortados chamava a atenção. Muitos deles são de árvores maiores que foram podadas. Mas também há troncos de algumas árvores que foram cortadas da praça, que fica no bairro Sobradinho, região nobre de Patos de Minas. O espaço público estava aos cuidados da Associação de Moradores e foi adotada recentemente através do Projeto Viva Patos. A proposta de revitalização da Praça já foi inclusive apresentada e aprovada.

Entretanto, a Associação de Moradores do bairro Sobradinho também tinha um projeto de revitalização da praça que incluía a poda das árvores e supressão de algumas espécies, segundo o presidente da entidade, Caio Gonçalves.


Caio explicou que a poda e o corte das árvores foi feito de forma técnica, com o auxílio de um especialista e autorizada por ele, que é o presidente da Associação. Caio disse que a poda era necessária para permitir o desenvolvimento saudável das árvores, sem risco de quedas de galhos.

Com relação às árvores que foram cortadas, Caio afirmou que só foram retiradas aquelas que estavam em conflito com outras árvores e algumas espécies que não são adequadas para ambientes urbanos. O presidente da Associação informou que a poda e os cortes não interferem de forma alguma no projeto de revitalização.