Voluntários participaram de mais um peixamento no Córrego do Arroz na manhã desta terça-feira (26). O projeto é desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em parceria com conselhos e entidades ambientais de Patos de Minas.

Em sua 11ª edição, o peixamento proporcionou a soltura de alevinos no curso d'agua do Córrego do Arroz, afluente do Rio Areado no Distrito do Chumbo em Patos de Minas. Desta vez, a ação ambiental proporcionou a soltura de 18 mil alevinos das espécies nativas da bacia do rio São Francisco, curimatã e pacamã.

O objetivo do projeto é promover o povoamento de peixes nas micro bacias de rios e córregos para a recomposição de espécies de peixes nativos na região onde o programa é implantado.


Segundo o coordenador da Associação SOS Rio Areado, Nascimento Araújo Xel, com a realização desta etapa, o rio areado e seus afluentes receberam nos últimos anos,  cerca de meio milhão de novos peixes para a preservação das espécies nativas e a garantia futura para contribuição da segurança alimentar daquela região.

A realização da 11ª edição do Projeto de Peixamento no Córrego do Arroz no Distrito do Chumbo (Areado), teve à frente da organização da Ong SOS Rio Areado e as Escola Estadual Arlindo Porto e Escola Municipal Major Augusto Porto, com a parceria e apoio da Codevasf e Colmeia Patos, Codema, Defesa Civil de Patos de Minas e também a participação de representantes de conselhos ambientais e voluntários.