O incêndio de grandes proporções aconteceu no final da noite desse sábado (18) em uma fábrica de calçados no Bairro Novo Horizonte, em Patos de Minas. As chamas tomaram conta de parte da empresa, mas a ação do Corpo de Bombeiros impediu que tudo fosse destruído.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta das 23h40, na Rua Zulmira Vieira de Araújo, o Corpo de Bombeiros foi acionado via 193 por vizinhos relatando forte cheiro de queimado e presença de fumaça escura saindo do interior da fábrica. As equipes de bombeiros foram imediatamente para o local com dois caminhões de combate a incêndio e uma viatura de salvamento.


Chegando ao local foi confirmado o incêndio. Com a abertura de uma das portas foi possível visualizar as intensas chamas no interior da fábrica. O combate foi realizado aplicando água de forma rápida e efetiva e, apesar da presença de muito material inflamável e da intensidade das chamas, o incêndio foi debelado pelas equipes de forma rápida.


Parte do material não queimado foi retirado do local a fim de evitar propagação do incêndio assim como protegendo este material da ação do calor e da fuligem. Durante os trabalhos, também foi realizada a ventilação do local possibilitando a retirada da fumaça aquecida que poderia propagar calor e chamas para outras partes da edificação.


Houve danos em maquinários, no telhado da edificação e em parte de calçados em fase de produção. Não houve vítimas. As causas do incêndio serão investigadas.

Os bombeiros destacaram que, considerando o tamanho da edificação e a quantidade de material inflamável existente no local, a agilidade no acionanento por parte dos vizinhos e a agilidade no combate pelo Corpo de Bombeiros foram essenciais para evitar que o incêndio tivesse se expandido e alcançado uma proporção muito maior.