O 5º Pelotão do 12º Batalhão de Bombeiros Militar em Patrocínio realizou na manhã desta quarta-feira (28) o salvamento de uma ave silvestre que estava em escola na área urbana da cidade. O mutum de penacho foi resgatado sem ferimentos e levado para seu habitat natural.

De acordo com informações do 12º BBM, por volta das 07h50, uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada para  capturar uma ave da espécie Mutum de Penacho em uma escola municipal de artes localizada na rua Coronel Elmiro Alves do Nascimento, noBairro Marciano Brandão em Patrocínio-MG.

Os bombeiros militares se depararam com a ave no depósito de material de limpeza da escola e realizaram a captura da mesma com segurança utilizando as técnicas e equipamentos adequados.

Após se certificarem que a ave não apresentava ferimentos, a mesma foi solta em seu habitat (cerrado, campos, etc) fora da área urbana. Os bombeiros, alertaram que, eventualmente, animais silvestres podem ser encontrados na área urbana, acuados em edificações residenciais ou coletivas, correndo risco de serem atacados por animais domésticos ou por pessoas ou podem, dependendo da espécie, representar um perigo para os usuários do local.

Nestas situações, em uma primeira avaliação, eles podem parecer mansos e indefesos e inofensivos, porém uma abordagem incorreta pode provocar a reação de defesa deles e, no quesito defesa, independentemente do tamanho ou da espécie, eles costumam ser muito ágeis, fortes e habilidosos, podendo ferir quem tentar pegá-los de forma despreparada. Portanto, muito cuidado. Caso seja necessário, acione o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.