O Corpo de Bombeiros resgatou nesta quinta-feira (09) em Patos de Minas um macaco prego que havia sido atropelado na Avenida JK. O animal estava ferido e foi levado para o CETRAS (Centro de Tratamento e Recolhimento de Animais Silvestres).

O resgate aconteceu por volta das 10h40, em frente a Coca Cola. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, após ser acionado, os bombeiros foram até o local e encontraram o macaco prego com escoriações na cabeça e com dificuldade para andar.

A equipe dos Bombeiros resgatou o animal e encaminhou para o CETRAS onde ficou sob os cuidados da equipe de plantão. Não se sabe qual veículo, nem como ele teria sido atropelado. Também não foi possível identificar de onde o animal teria saído.

De acordo com o Anami.Org, o macaco prego é de porte médio, pesando entre 1,3 kg e 4,8 kg, medindo cerca de 45 cm de comprimento, sem contar a cauda – característica comum aos primatas do novo mundo. Apresentam hábitos diurnos e vivem em grupos de até 40 indivíduos. Sua alimentação é baseada em frutos e insetos. Há relatos de predação de outros mamíferos pequenos e ingestão de ovos de aves. Também ingerem alimentos mais duros, como cocos e sementes, e este hábito tem influência na sua anatomia e comportamento. Ele tem esse nome porque seu pênis possui o formato de um prego quando ereto.