Quem passou pela Rua Major Gote na manhã desta quarta-feira (31) se deparou com vários bombeiros militares e veículos destruídos. Isso porque hoje se encerram as atividades do Maio Amarelo em Patos de Minas. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros realizou uma simulação de salvamento em um acidente com vítimas encarceradas. O trabalho chamou a atenção de muitas pessoas.

De acordo com o Capitão Cavalcante, ocorrências como a simulada hoje, acontece quase que todos os dias e o objetivo é conscientizar motoristas para que façam um trânsito mais seguro obedecendo o limite de velocidade. Segundo o capitão, a simulação contou com unidades de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros. “Hoje nós vamos simular um acidente com princípio de incêndio e motoristas presos às ferragens. Vamos utilizar de técnicas específicas de salvamento e de desencarceramento para retirar as vítimas dos carros e demonstrar para a população como tudo é feito em casos reais” disse ele.


Segundo a Secretária de Trânsito Ana Paula Morais, as campanhas de conscientização durante o Maio Amarelo visaram conscientizar os motoristas e principalmente, os futuros motoristas. Ana Paula explicou que foram realizadas blitz de trânsito, panfletagem, palestras entre outras ações. Ela e os agentes de trânsito acompanharam a simulação do acidente.

A simulação foi de uma colisão entre dois veículos de passeio. No início os bombeiros utilizaram uma mangueira de água para debelar o princípio de incêndio e posteriormente as equipes utilizaram técnicas para retirar os condutores que estavam presos dentro dos veículos. Os bombeiros utilizaram máquinas para cortar parte dos carros e só assim retirar os condutores e coloca-los nas ambulâncias.

Uma equipe Samu também participou da simulação do acidente. O Capitão Cavalcante ressaltou ainda que, em casos assim, é preciso que as pessoas acionem as equipes de segurança o mais rápido possível.