O Corpo de Bombeiros juntamente com a Prefeitura Municipal realizou o primeiro Seminário sobre Redução de Riscos e Desastres Hidrológicos na manhã desta sexta-feira (17) em Patos de Minas. O evento reuniu diversas autoridades e também contou com a presença do Deputado Federal Pedro Aihara. O evento teve como objetivo falar mais sobre as prevenções de risco e as ações em caso de desastres.
De acordo com o Comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros de Militares, André Casarim, é necessário que se discuta e se enxergue que os períodos críticos existem desde quando o mundo é mundo e que o papel das autoridades é realizar a prevenção, e buscar cada vez mais conhecimento. Ele ressaltou a importância do seminário não só para a segurança pública, mas também para toda a sociedade.
Segundo o Deputado Federal, Pedro Aihara, as políticas públicas são fundamentais para que os municípios estejam melhor preparados caso aconteça algum desastre. Segundo ele, que atuou no desastre de Brumadinho, é de suma importância despertar a importância do desenvolvimento de ações de proteção e de defesa civil. Pedro conversou com os presentes a respeito das manobras, prevenções e muitos outros detalhes.
O Chefe da Defesa Civil em Patos de Minas, Tenente Fernandes, disse que a esperança é de que este ano não ocorra nenhum desastre causados pelas enchentes, mas que, se caso acontecer, as autoridades estarão preparadas para minimizar os impactos. Fernandes ressaltou que em todos os casos, o apoio e o auxílio da comunidade foram fundamentais para todo o processo.
Ainda durante a tarde, será realizado um Simulado Prático de Sistema de Comando de Operações (SCO) será seguido por visitas técnicas em regiões de risco. O público-alvo para essa parte do evento inclui coordenadorias municipais de defesa civil do alto paranaíba e noroeste mineiro, secretários municipais envolvidos na área de proteção e defesa civil, Corpo de Bombeiros Militar, voluntários, partes interessadas e instituições ligadas ao contexto das defesas civis municipais.