A criação de brigadas de incêndio é regulamentada por lei. Algumas empresas, dependendo do risco, são obrigadas a manterem grupos de brigadistas, como é o caso dos condomínios. Em Patos de Minas, o Corpo de Bombeiros incentiva a criação dos grupos de brigadas e oferece treinamento até mesmo para quem não está obrigado por lei.

O Hospital Regional Antônio Dias não está obrigado por lei, mas decidiu criar sua Brigada de Incêndio. Cerca de 130 profissionais estão sendo treinados pelo Corpo de Bombeiros para atuarem em situações de emergência. De acordo com Maria de Fátima Braz, diretora do hospital, ninguém espera que aconteça, mas que é preciso manter uma equipe preparada para atuar em situações de emergência.

As Brigadas de Incêndio são grupos organizados de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, no abandono de áreas de risco, combate a princípio de incêndio e para prestar os primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.

O treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros tem duração de 16 horas. De acordo com o soldado Paulo, os participantes recebem informações sobre diferentes situações em aulas práticas e teóricas. As empresas interessadas em formar suas Brigadas de Incêndio devem entrar em contato com a Companhia de Bombeiros de Patos de Minas, através do telefone (34) 3822 9889.

Autor: Maurício Rocha