O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas foi acionado na manhã deste sábado (15) por funcionários de restaurante localizado no centro da cidade. O botijão de gás do estabelecimento comercial havia pegado fogo.

O incidente aconteceu por volta de 8h30 desta manhã. Uma equipe do Corpo de Bombeiros deslocou-se imediatamente para o local no caminhão de combate a incêndios, acompanhada pela equipe de salvamento e da ambulância de Resgate.

Chegando ao local, verificou-se que os próprios funcionários tinham conseguido apagar as chamas que se instalaram no botijão utilizando um extintor de pó tipo ABC existente na cozinha. Não houve danos e nem feridos.

Após conversa com os funcionários e avaliação do local, verificou-se que o fogo ocorreu em um botijão de gás quase vazio, o qual não estava sendo usado e nem estava conectado em nenhum equipamento. Os botijões costumam ficar armazenados em outro local, porem este acabou ficando dentro da cozinha, próximo ao forno.

Possivelmente com o aquecimento do forno, a temperatura do botijão aumentou resultando no rompimento de sua válvula de segurança, ocorrendo o vazamento de gás e o incêndio.

Enquanto um funcionário acionou o Corpo de Bombeiros outro funcionário pegou o extintor de incêndio e conseguiu apagar o fogo.

Em seguida o botijão de gás foi retirado e levado para um local aberto e arejado.


Dica de segurança:


O sistema de prevenção contra incêndio e pânico existentes nas edificações como restaurantes, hospitais, escolas, edifícios residenciais, boates, etc, é muito importante para garantir a segurança das pessoas.

Um dos componentes mais conhecidos deste sistema é o extintor de incêndios, que é dimensionado para uso nos momentos iniciais do incêndio, ou seja, no princípio do incêndio, quando o fogo ainda permite a aproximação e combate sem a necessidade muitos recursos ou equipamentos de proteção.

O uso do extintor é muito eficiente nos momentos iniciais do incêndio, porém tem que ser aplicado o mais rápido possível, por alguém que esteja presente no local e que consiga usar o equipamento, antes que o incêndio aumente e ultrapasse a capacidade do extintor.

Outra situação muito importante é ligar imediatamente para o corpo de Bombeiros em caso de incêndios, mesmo que já tenha alguém tentando combater as chamas com o extintor.

Esta iniciativa é importante porque garante a mobilização e o deslocamento rápido das equipes para o local e caso o incêndio não seja debelado com o extintor, as equipes estejam no local o mais rápido possível para dar sequência ao trabalho de combate às chamas.