O comandante do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e o Prefeito Municipal iniciaram, na tarde deste domingo(08), uma série de visitas a pontos críticos e suscetíveis áreas de inundação em Patos de Minas. Segundo eles, as ações serão conjuntas para minimizar os possíveis estragos causados pelas chuvas. Segundo eles, nesse primeiro momento as famílias estão deixando suas casas de forma cautelar, mas não descartam situações parecidas com as vividas no início de 2022.

De acordo com o prefeito Luís Eduardo Falcão, os esforços estão sendo concentrados no acompanhamento às famílias que vivem em áreas de risco de inundação. Segundo ele, a prefeitura irá disponibilizar caminhões e já possuem abrigos prontos para receber as famílias que precisarem deixar suas casas. Além disso, o prefeito ressaltou que os números de emergência estão disponíveis 24 horas por dia para atender a qualquer chamado.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Ten. Cel. Duarte, ressaltou que as equipes estão a postos para toda e qualquer eventualidade que necessite do trabalho dos bombeiros. Além disso, ele ressaltou que os bombeiros estão fazendo esse trabalho de preparação e prevenção e também de monitoramento do rio desde novembro. Foram instaladas novas réguas para um melhor acompanhamento e agora está acontecendo o trabalho de conscientização das famílias.

Para o chefe da Defesa Civil, Tenente Fernandes, o fato de o nível do rio ter subido quase 3 metros em 24 horas é surpreendente e acende um alerta a todos. Ele ressaltou que ainda faltam alguns centímetros para que ele atinja as áreas infindáveis, mas é preciso redobrar a atenção. Segundo ele, as águas ainda não chegaram perto da ponte do arco, no entanto não descartou que isso possa acontecer se as chuvas continuarem na frequência que estão.

As equipes vão continuar monitorando as áreas críticas e ressaltam que a população que precisar de alguma ajuda pode entrar em contato no 199 e 193.