A COPASA anunciou, na tarde desta terça-feira (29), que irá substituir 57km de redes antigas de amianto, por redes novas de PVC. A Companhia afirmou que serão gastos cerca de R$68milhões. O anúncio foi feito ao lado do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.
Segundo a COPASA, a substituição ocorrerá por meio de um método que não irá causar grandes transtornos para a população e que já é utilizado em grandes centros, como São Paulo. A intervenção ainda não foi utilizada em Minas Gerais, sendo Patos de Minas a cidade pioneira. O método consiste em cavar apenas um buraco e introduzir a nova rede dentro da antiga rede de amianto, evitando ter que fazer buracos em toda a via.
A COPASA afirmou que serão substituídos 57km da nova rede de PVC, o que ainda não representa 100% da tubulação de água em Patos de Minas. A Companhia garantiu que essa intervenção irá reduzir a falta d’água, que era ocasionada pelo rompimento nas redes. Essa intervenção estava prevista com o novo contrato.
Falcão afirmou que essa substituição é muito importante para o município e que as redes com maior incidência de rompimento serão substituídas primeiro. O prefeito afirmou que continuará exigindo melhorias para Patos de Minas.
Segundo a COPASA, a licitação já foi realizada e a expectativa é de que as substituições comecem em fevereiro de 2025.