A Copasa produziu um vídeo explicativo para informar as pessoas sobre a Tarifa Social. O benefício estabelecido por lei permite que os consumidores de baixa renda paguem menos na conta de água e esgoto. Os descontos chegam a 50%, dependendo da quantidade de consumo mensal da família, reduzindo pela metade o valor da conta.

No mês passado, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) publicou a Resolução que estabelece critérios para aplicação de Tarifa Social pelos prestadores de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Uma inovação trazida pelo normativo é a disponibilização do cadastro da Tarifa Social via internet e aplicativo.

Segundo a Copasa, para ter acesso à Tarifa Social é preciso estar inscrito no CadÚnico do Governo Federal e ser da categoria residencial. Também é preciso que a renda familiar não seja superior a meio salário mínimo por pessoa do grupo familiar.

Para as pessoas que não estiverem inscritas no CadÚnico, para receberem o benefício da Tarifa Social, é preciso procurar o Centro de Referência em Assistência Social – Cras – mais próximo de casa e fazer a inscrição. Depois é só solicitar o benefício através da agência virtual da Copasa, pelo www.copasa.com.br .