Famílias carentes que se enquadram na categoria “residencial”, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa que vive no imóvel, e que estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), têm direito à Tarifa Social. O benefício concede descontos de até 50% na conta de água, mas a Copasa alerta que é preciso preencher os requisitos.

Para ser contemplado com a tarifa social é necessário, por exemplo, que o cliente sempre mantenha seus dados atualizados no CadÚnico. A desatualização implica automaticamente na perda do benefício. “É necessário informar o nascimento ou falecimento de alguém da família, mudança de endereço, renda, se um integrante da família se mudou, entre outras informações”, explicou Wilson Souza, supervisor comercial da Copasa.

Para realizar a inscrição do CadÚnico, o responsável pelo grupo familiar pode procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e solicitar o cadastramento. Para isso, é necessário ter 16 anos ou mais e responder às perguntas do cadastro. Na oportunidade, é preciso levar CPF ou Título de Eleitor, documento de identificação de cada membro da família que more na mesma casa e comprovante de residência.

Efetuada a inscrição no CadÚnico, os clientes podem requerer a tarifa social pelo site www.copasa.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 9770-7000. Aqueles que preferirem, podem agendar uma visita presencial à agência de atendimento, por meio do site agendamento.copasa.com.br; ou pelo call center, nos telefones 0800 0300 115 ou 115.

Durante o atendimento é necessário apresentar RG, CPF, Título de Eleitor, NIS (Número de Inscrição Social), Código Familiar (está no documento denominado Folha Resumo Cadastro Único) e a última conta de água/esgoto.