A procura pelos craques que estarão disputando o mundial tem proporcionado encontros agradáveis e divertidos.
Qual criança nunca colecionou figurinhas? A proximidade da Copa do Mundo no Brasil resgatou o antigo hábito dos brasileiros e tem mudado a rotina de pessoas de todas as idades em Patos de Minas. A procura pelos craques que estarão disputando o mundial tem proporcionado encontros agradáveis e divertidos.

O álbum da Copa do Mundo de 2014 traz prováveis jogadores de cada uma das 32 seleções participantes, bem como 40 cromos sem jogadores, entre eles os da mascote oficial, da bola oficial, do troféu oficial da Copa do Mundo da FIFA e dos logotipos das federações. A tarefa de completar o álbum se transforma em uma divertida brincadeira.

Além da surpresa de abrir o pacote de figurinhas e encontrar a aquela que está faltando no álbum, a coleção também proporciona encontros divertidos. Todo dia, principalmente nas manhãs de sábado, colecionadores se encontram ao lado da banca de revistas na Praça do Fórum para trocar figurinhas, fazer novas amizades e falar de futebol.

Eduardo Alves começou a colecionar figurinhas em 1982. Na época, completou um álbum com figurinhas de chicletes. O de 2014 já está completo e ele agora participa dos encontros e ajuda outros colecionadores a alcançarem a meta. O taxista Mauro Oliveira também aderiu a brincadeira. Trabalhando próximo à banca de revista, ele está perto de completar o álbum. “Falta apenas uma da Costa Rica e três da seleção do Iran”, diz.

O elenco brasileiro está montado com: Júlio César, Thiago Silva, David Luiz, Daniel Alves, Marcelo, Dante, Ramires, Paulinho, Luiz Gustavo, Hernanes, Oscar, Bernard, Willian, Robinho, Neymar, Hulk e Fred.

As crianças são as que mais gostam da brincadeira, mas os adultos também participam, até porque o hábito de colecionar figurinhas não é tão barato. O álbum custa R$ 5,90 e o pacote de figurinhas com cinco unidades sai por R$ 1,00.

Autor: Farley Rocha