Os membros da coordenadoria se reuniram para discutir as ações que podem ser tomadas.

O período chuvoso chegou e já começou a trazer transtornos. Patos de Minas sofre, principalmente, com os alagamentos. Para amenizar os transtornos para a população, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil já começou a traçar estratégias. O órgão vai seguir o Plano de Emergência Pluviométrico lançado este mês pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

O Plano tem o objetivo de delinear as ações de preparação e resposta da Coordenadoria de Defesa Civil em caso de desastres decorrentes das chuvas, além de promover a integração dos órgãos responsáveis pela atuação em casos de enchentes, como a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros. As orientações vão permitir mais agilidade na tomada de decisões.

Patos de Minas vai seguir o Plano desenvolvido pelo Sistema Estadual de Defesa Civil e já começou a montar estratégias para atender a população atingida pelas chuvas. Reuniões estão sendo realizadas para definir as formas de atuação em casos de emergência e para monitorar as áreas de maior risco de inundações e deslizamentos de encostas.

A CONDEC também alerta para a importância da participação da população nas ações de prevenção às inundações. Evitar jogar lixo nas ruas, por exemplo, contribui para deixar as bocas de lobo livres para escoar a água das chuvas.

Defesa Civil, em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, está mapeando as áreas de risco para facilitar a atuação em casos de desastres provocados por temporais.

Autor: Maurício Rocha